FM NEWS

A Freqüência da Notícia

Destaques

Processo seletivo no último ano do mandato é definido como “Carta Marcada” por populares ; Assista ao Vídeo

 

“Filas imensas se formam aos redores da Prefeitura, populares a procura de uma oportunidade de emprego”.

 

Redação Fm News

A Prefeitura Municipal de Mucuri lançou um novo Processo Seletivo, oferecendo 546 vagas para profissionais em todos os níveis de escolaridade. O edital divulgado tem o número n°001/2020 e tem como principal objetivo promover a contratação temporária, com o prazo de um ano de atuação. Os cargos são variados como Gari, Ajudante Geral, Psicólogo, Professores e Técnicos da Saúde.

A notícia do Processo Seletivo se espalhou pela cidade trazendo para Mucuri, populares vindos de todos os distritos, formando filas imenas ao redor do prédio da Prefeitura, porém desacreditados, pois concursos como esse, já ocorreram na atual Gestão e a maioria dos aprovados não foram efetivados.

Os benefícios são sempre as mesmos, contratos com remunerações equivalentes ao salário mínimo R$ 1.039,00 variando até R$ 2.403,85, para atuação em cargas horárias de até 40 horas por semana.

Elenice, moradora de Itabatã, chegou às 4 horas da madrugada na fila e conta que em 2018, abriu um processo seletivo para basicamente as mesmas vagas. A moradora passou por todas as etapas do processo, mas nunca foi chamada para trabalhar. “Participei uma vez, fiquei como suplente e cheguei a fazer todos os exames médicos necessários para começar a trabalhar, mas nunca fui chamada. Agora eles abrem de novo, praticamente o mesmo processo, tendo todas as vagas do anterior. Não dá para confiar, é uma falta de respeito com a população”. afirma indignada.

Outro morador, que preferiu não se identificar, afirma que o processo seletivo que está ocorrendo é apenas um jogo de cartas marcadas, pois são muitos trabalhadores no município, que estão concursados mas não são chamados para trabalhar. “Para ter credibilidade é preciso ter a capacidade de enxergar os profissionais que residem aqui. A área da educação, por exemplo, que nós temos muitos professores bons e concursados, que não são chamados para trabalhar. Em contrapartida temos outros que vem de fora e são contratados, onde fica a valorização dos profissionais mucurienses?” questiona o morador, na fila em busca de uma oportunidade de emprego.

Os processos seletivos municipais são de extrema importância para qualquer cidade, sabe-se que os benefícios para a comunidade são inestimáveis. Quando existe a real intenção de promover melhorias para o povo, toda a cidade é convidada a acompanhar o processo de contratação, porém o que tem ocorrido é que após as primeiras etapas, não é repassado nenhuma informação, deixando a população na expectativa da contratação.