FM NEWS

A Freqüência da Notícia

Destaques Uncategorized

Juiz Antônio Lopes assume como substituto a Comarca de Mucuri e Nova Viçosa

 

“Após meses de espera, um juiz substituto assume o município. O mesmo é titular na vara criminal de Teixeira de Freitas”.

Redação Fm News 

Nesta segunda-feira, 3 de fevereiro, o juiz Dr. Antônio Lopes assumiu como substituto a Comarca de Mucuri e Nova Viçosa, nas varas de crime, cível e eleitoral. O juiz em questão é substituto em Caravelas e titular em Teixeira de Freitas. 

Com uma trajetória no judiciário baiano exemplar, Antônio Lopes é natural de Ipiaú e conta que prestou concurso para magistratura em 2013 no estado da Bahia. No mesmo ano, tomou posse da vara cível na comarca de Ubatã, passando pelas comarcas de Ubaíra, Amargosa e Jiquiriçá, até ser titularizado na comarca de Itajubá. Antônio Lopes foi promovido para a Vara Crime de Santa Maria da Vitória e posteriormente promovido para a 1° vara criminal de Teixeira de Freitas, onde atua como magistrado.  

Ao traçar o perfil do jovem juiz de 33 anos,  Antônio Lopes afirma ser um magistrado dedicado em seu cargo, tendo consciência da responsabilidade que possui para analisar e julgar os casos do município. O mesmo afirma não ser o ideal juízes atuando em mais de uma comarca, o que é a realidade da grande maioria, mas está disposto a assumir a comarca no município. 

Em Mucuri, com o movimento de processos, a comarca deveria ser intermediária, tendo o direito de ter dois promotores atuantes, trazendo agilidade para os casos. Fato que o juiz não soube explicar o motivo pelo qual não foi feita a mudança, já que o próprio Ministério Público considera a comarca intermediária. 

“Acredito que seja uma questão de ordem administrativa, onde o Tribunal deve resolver. Por ter acabado de chegar não posso afirmar com conhecimento aprofundado, mas em exercício tomarei as decisões necessárias para avançar neste quesito. Pois aparentemente é uma comarca de muito movimento, talvez eu mesmo possa entrar com os pedidos cabíveis para elevar a comarca. Mas ainda é uma decisão do tribunal” afirma o juiz. 

Sem juiz efetivo, Mucuri vive a mercê das designações de juízes substitutos para dar conta das varas do município, deixando diversas demandas urgentes em segundo plano. Recentemente a juíza atuante foi afastada da comarca de Mucuri e Nova Viçosa, deixando a população meses à espera da posse de um novo magistrado, que acaba de acontecer.