“Sábado e domingo (8 e 9/02) foram marcados por densas nuvens de fumaça, poluindo o ar da cidade”.
Redação FM News
Moradores e turistas que estiveram em Mucuri neste final de semana (8 e 9/02), puderam acompanhar as fortes queimadas que ocorreram na mata e nos brejos que beiram a pista sentido Nova Viçosa.
Não há informação do momento exato em que as chamas começaram, porém já era possível ver a névoa na noite de sábado, por volta das 21 horas, quando uma densa cortina de fumaça chegou com força na Vila de operários da Suzano e no bairro Brisas do Mar. Na manhã de domingo, era praticamente impossível enxergar a 200 metros de distância devido a quantidade de fumaça cinza das queimadas.
Segundo relatos de moradores, haviam três focos de incêndio mais densos na estrada, e durante o dia inteiro não foi visto ao menos um carro do corpo de bombeiros para controlar o fogo. Somente após as 17 horas, um carro da corporação foi visto na estrada que liga a Lagoa Azul ao bairro Brisas do Mar.
A fumaça causada pelas queimadas só puderam ser vistos na região central de Mucuri ao anoitecer com a mudança da direção do vento.
Até o momento não foi divulgado o motivo do início do fogo. Porém moradores da região, afirmam que as queimadas ocorrem constantemente na área devido á loteamentos, combinado com o clima seco, característico dessa época no ano, o fogo pode ter espalhado com mais força.
O fato é que Mucuri não está preparado para uma ocorrência desse tipo, pois não há um corpo de bombeiros na cidade, deixando a população a mercê da sorte, principalmente por sabermos que a atual gestão, não tem a prevenção de emergências como prioridade.