Na madrugada do dia 9, o concurso elegeu Gleicy Ellen Teixeira para Deusa do Ébano deste ano
Redação FM News
A 41ª edição da Noite da Beleza Negra do Ilê Aiyê elegeu na madrugada de hoje (9) a nova deusa do ébano, Gleicy Ellen Teixeira, para representar o bloco no Carnaval de 2020. Aos 22 anos, Gleicy é modelo, dançarina e mora no Curuzu, onde acontece o evento, na Senzala do Barro Preto. É a segunda vez que ela participa do concurso.
Nessa edição, a escolha foi realizada com um espetáculo que mesclou música, dança e denúncia. Antes do desfile, foi apresentada uma performance com as gêmeas Valentina e Verena, 3 anos, vítimas de racismo no metrô de Salvador, no último dia 25 de janeiro.
“Com o surgimento do Ilê e em seguida com o concurso da Deusa do Ébano, a Noite da Beleza Negra se tornou um marco da afirmação da estética da mulher negra, que reafirma a ideia da consciência negra em todos que vão à Senzala do Barro Preto. E essa noite ter o patrocínio do Governo do Estado via Fazcultura é a afirmação do olhar sensível para a Cultura Negra da Bahia”, ressaltou o superintendente de promoção da cultura da Secult, Alexandre Simões.
Após a escolha da Deusa do Ébano, a representatividade feminina permaneceu forte no palco da Senzala do Barro Preto. Em homenagem aos blocos afros da Bahia, a Noite da Beleza Negra convidou para o show especial do evento as cantoras Daniela Mercury, Márcia Short, Nara Couto, Patrícia Gomes e Graça Onasilê.