FM NEWS

A Freqüência da Notícia

Cultura Destaques

Conselho Tutelar de Mucuri faz alerta de Proteção às Crianças e Adolescentes no Carnaval

 

“O órgão alerta que pais e responsáveis devem fazer denúncias expressivas caso ocorra qualquer tipo de violência”. 

Redação Fm News 

O Carnaval se inicia e é um momento onde recebemos turistas de diferentes lugares da região para aproveitar o maior e mais importante feriado do Brasil. 

Em cidades que realizam festas e shows, é comum que as famílias nativas vá curtir o feriado nos blocos levando todo mundo para se distrair, porém são nesses momentos que as preocupações aumentam principalmente em relação às crianças. 

Pois é neste feriado que incide o maior número de ocorrências relacionadas à crianças e adolescentes, como a venda de bebidas alcoólicas, cigarros e outras drogas proibidas à menores de idade, além da expressiva exposição que os menores principalmente as meninas sofrem sobre abusos e violências sexuais. 

A equipe de reportagem do Fm News conversou com o Conselho Tutelar do município para saber quais são as ações necessárias para que não ocorra esse tipo de violência. Sinara, que trabalha na instituição, primeiramente deixou claro que o Conselho é um órgão autônomo que não responde a Prefeitura Municipal ou a Câmara de Vereadores e sim ao Estatuto da Criança e do Adolescente e explicou que embora seja um órgão autônomo, seu maior aliado é a sociedade em si, pois para que qualquer providência seja tomada é necessário que a denúncia seja protocolada, pois sem ela nada pode ser feito. 

As denúncias devem ser feitas não só para acusar pessoas de possíveis violências, como para estabelecimentos, mercados e restaurantes que vendem bebidas alcóolicas, cigarros e até acessórios de uso proibido para menores de 18 anos e pais não devem jamais pedir aos seus filhos que busquem produtos do tipo nos comércios, para que haja coerência com a ação.

O Conselho Tutelar afirmou que para que o trabalho de proteção à criança e ao adolescente seja feito com efetividade, é de extrema importância que os responsáveis estejam atentos à suas crianças e jovens, os alertando também sobre o risco de estar sozinhos em festas de grande proporção e/ou experimentando o’que é oferecido nas mãos de estranhos, pois o índice de bebidas batizadas com diversos tipos de substâncias é altíssimo.

Não é errado querer estar presente com toda a família no Carnaval curtir a festa, mas a responsabilidade de estar consciente para cuidar dos mais novos é fundamental. O papel do Conselho Tutelar de estar presente também é essencial, para que seja feito um trabalho contínuo e porque sabemos que se algo acontecer a uma criança ou adolescente, os pais e responsáveis terão que responder ao órgão.