Segundo a PRF, animais foram achados durante abordagens a veículos nas BRs 101 e 242
Redação FM News
Catorze pássaros silvestres em situação de maus-tratos foram resgatados ontem (19), durante fiscalização em trechos das BRs 101 e 242, nos municípios de Itabela e Barreiras, respectivamente. As aves foram recuperadas durante ação da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
A primeira ocorrência foi registrada durante a tarde, na altura do quilômetro 824 da BR-242, trecho de Barreiras, no oeste do estado. Ao serem abordados pelos agentes, os dois ocupantes de um veículo demonstraram nervosismo. Os policiais fiscalizaram o veículo e encontraram 13 aves silvestres aprisionadas em situação de maus-tratos. Os animais estavam em gaiolas pequenas, sujas, com fezes e sem ventilação adequada.
Segundo a PRF, o passageiro, de 38 anos, assumiu a responsabilidade pela captura das aves. Ele afirmou que “pegou” os animais em uma roça no estado de São Paulo e que levaria para o Piauí.
A outra ocorrência envolvendo aves silvestres foi registrada no Km 745 da BR-101, em Itabela, no extremo sul do estado. Os policiais resgataram uma ave silvestre que era transportada em uma motocicleta por um homem de 32 anos, de forma irregular e sem qualquer autorização do órgão ambiental.
Os responsáveis foram autuados por crime ambiental, assinaram o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e responderão na Justiça Criminal. As aves foram encaminhadas aos cuidados do órgão ambiental local, onde passarão por triagem e receberão os primeiros cuidados para serem devolvidos à natureza.