Agente do Grupo de Combate de Epidemiologia fala sobre medidas dentro do município de Mucuri
“Érica Lopes Ribeiro Marques afirma que não há motivo para pânico mas adverte a importância de seguir o período de quarentena”.
Redação Fm News
Agente do Grupo de Combate de Epidemiologia, em entrevista ao Fm News deu declarações sobre as medidas que estão sendo tomadas dentro do município de Mucuri para prevenção e proteção do vírus respiratório Covid-19.
Segundo informações da agente Érica Lopes Ribeiro Marques, o município de Mucuri não tem nenhum caso de coronavírus confirmado ou suspeito, porém as ações preventivas não devem ser ignoradas, pois por ser um vírus respiratório todos os moradores estão em risco.
A mesma informou que agentes da vigilância sanitária estão rodando pelo município sede e nos distritos fiscalizando os comércios para averiguar se os estabelecimentos estão seguindo as medidas do ministério e da secretaria da saúde , como a disponibilidade de álcool em gel para os clientes que chegarem ao local e até mesmo o valor de produtos de higiene se estão dentro de um limite acessível à população.
Érica Marques informou ainda que todas as escolas municipais estarão entrando em quarentena a partir de segunda-feira 23/03, para retornar dia 06/04, a decisão foi tomada seguindo o plano nacional de segurança sanitária e tem a possibilidade de ser estendido caso haja algum caso confirmado dentro de Mucuri.
“É necessário que toda a população respeite o resguardo no período de quarentena para preservar a saúde de todos, afirmamos que não há motivo para pânico pois como foi dito antes, não há casos em Mucuri, porém para que assim permaneça é muito importante que todos sem exceção respeite as instruções”. afirma a agente de combate a pandemia.
A prevenção deve ser feita por ações simples que não impactam a rotina da população:
Lavar as mãos antes e depois das refeições com sabão ou detergente. A ação deve envolver os dedos, as palmas e costas das mãos até os punhos.
Lavar as mãos do mesmo procedimento anterior após uso do transporte público. Caso não tenha acesso a algum toalete, ter álcool gel sempre na bolsa facilita.
Ao tossir e espirrar, utilize lenços de papel para evitar que as secreções sejam eliminadas no ar.
Além disso, evite apertos de mãos e cumprimentos no rosto.
Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.
Sobre o uso de máscaras. Recomenda-se aos que estão possivelmente infectados para evitar a propagação de gotículas e também pelos profissionais de saúde que farão atendimento a esse grupo. Além de minimizar a contaminação do ambiente com secreções respiratórias geradas pelo próprio Trabalhador de Saúde ou pelo paciente em condição de transporte.