FM NEWS

A Freqüência da Notícia

Destaques Saúde

Boletim Epidemiológico Mucuri: Aumenta o número de pacientes em monitoramento, acompanhe os dados do município

 

“Boletim divulgado nesta quarta-feira (01/04), demonstra um aumento dos casos suspeitos e em monitoramento, para que toda população esteja consciente da autorresponsabilidade”.

 

Redação Fm News 

Prefeitura Municipal, juntamente a Vigilância Sanitária de Mucuri continuam informando a população sobre casos Suspeitos, Descartados, Confirmados e em Monitoramento, para que todos estejam conscientes da situação do município. Nesta quarta-feira, 01 de abril , a nota divulgada informa o Boletim Epidemiológico do município, registrando o seguinte quadro: 8 casos suspeitos (que aguardam amostra de resultado); 2 casos descartados (quando a amostra coletada dá negativo); 0 casos confirmados e 36 casos em monitoramento (pacientes em quarentena com quadro gripal, aguardando critérios da coleta) de Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus.

O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou indução de escarro). Na suspeita de coronavírus, é necessária a coleta de duas amostras, que serão encaminhadas com urgência para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA).

Reafirmando a importância de todos os cidadãos se mantarem de quarentena dentro de suas casas, para evitar o contato com pessoas em situação suspeita ou de monitoramento, evitando também aglomeração social como cultos religiosos, festas e locais que reúnem muitas pessoas ao mesmo tempo.

Sobre a transmissão do vírus: 

A contaminação ocorre pelo ar ou por contato com secreções contaminadas, como:
gotículas de saliva; espirro; tosse; catarro; contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão; contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Para denunciar locais que estão desrespeitando os decretos municipais ou quaisquer outro assunto relacionado ao Covid-19, ligue para Vigilância Epidemiológica: (73) 3206-1961 ou Secretaria Municipal de Saúde: (73) 3206-1176