FM NEWS

A Freqüência da Notícia

Destaques Saúde

Combate a Covid-19: Estudantes do sul da Bahia produzem e doam sabão para hospitais

 

Até este sábado (11), mais de 200 litros foram doados para Hospital Regional Costa do Cacu, e 130 para o 5º GBM, ambos em Ilhéus.

Redação FM News

Preocupados com o avanço do coronavírus da Bahia, estudantes de Ilhéus, cidade do sul da Bahia, têm doado sabão em líquido produzido por eles para hospitais e também para os bombeiros. Até este sábado (11/04), quando o estado registrou mais de 600 casos com 21 mortes por causa da doença, cerca de 230 litros já haviam sido doados pelos alunos.

A ideia dos alunos do Centro Estadual de Educação Profissional Álvaro Melo Vieira de produzir sabão começou ainda em 2019. Na ocasião, a preocupação era de que as pessoas não descartassem o óleo de cozinha de forma inadequada. O produto é desenvolvido a partir da doação do óleo pela comunidade.

“A ideia surgiu com a preocupação nossa e dos alunos de evitar o descarte irregular do óleo de fritura. Então, a partir disso, para defesa do meio ambiente, a gente começou a fazer uma campanha para que a comunidade doasse óleo de fritura para não descartar inadequadamente”, disse Joilson Sampaio, professor de química que ajuda na produção do produto.

Desde então, 100 litros já foram doados para o Hospital Regional Costa do Cacu, e 130 para o 5º GBM, ambos em Ilhéus. A estudante Kleyane Santos disse que sente “orgulhosa por isso. Por estar fazendo um sabão e vendo que está ajudando outras pessoas”.