Coronavírus : Moradores do Brisas do Mar e Assentamentos de Mucuri fazem barreiras para monitorar acessos
Redação FM News / Samuca Macedo
Moradores do bairro Brisas do Mar e dos Assentamento em Mucuri, instalaram barreiras para monitoramento do acesso das pessoas a essas localidades. Desde que foram instaladas e anunciadas, somente moradores entravam nesses locais. De acordo com os moradores, a restrição visa combater a propagação do coronavírus.
Argumentando o recebimento de diversas denúncias feitas através do 190, uma equipe da Polícia Militar da Bahia foi até o bairro e impediu a barreira realizada pelos moradores. No Brisas do Mar, os moradores não contavam com apoio da Prefeitura ou qualquer outro orgão.
Já nos Assentamentos os moradores tem contado apenas com apoio do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). Os próprios assentados se organizam e, voluntariamente, determinam participação nas escalas de plantão, de acordo com a disponibilidade de cada um.
A única barreira instalada pela Prefeitura funciona na entrada da cidade, antigo receptivo turístico, local posterior ao acesso dos assentamentos e de bairros populosos como o Brisas do Mar e outros, como Califórnia, Beira Rio, Canudos e 1º de Maio que ficaram sem a devida cobertura.
Além das comunidades citadas, o trabalho de controle no acesso às comunidades pelo interior de Mucuri vem sendo criticado e cobrado pela população. Segundo eles, não há nenhum controle por parte da Prefeitura. Populares constantemente denunciam grande presença de turistas e parentes de famíliares que, fugindo do Coronavírus e aproveitando o afastamento dos trabalhos, vem para o litoral, como se estivessem de férias, trazendo risco de contágio aos moradores.