Confira a coletiva de Imprensa das rádios do Extremo Sul com o Governador da Bahia
O governador falou ainda sobre possibilidades de Lockdown, Fake News e transporte clandestino, entre outros assuntos
Redação FM News
O governador do Estado da Bahia, Rui Costa (PT), participou de uma coletiva de imprensa transmitida por rádios do Extremo Sul e redes sociais próprias do governo do estado.
Uma dúvida que foi levantada pelos jornalistas foi acerca de qual seria o destino dos equipamentos pós – pandemia, doados pela Suzano, que estão sendo instalados no hospital de campanha em Teixeira de Freitas. Em resposta o governador afirmou sobre a possibilidade do hospital de campanha contar com os respiradores que poderão ficar na cidade e que não é pretensão do Governo recolhê-los.
Ainda sobre os equipamentos, Rui Costa disse que o hospital municipal ou a futura unidade materno-infantil poderão receber os equipamentos permanentemente.
O governador explicou que o Governo da Bahia e Prefeitura Municipal entram com a operação e custeio do hospital, enquanto a Suzano cuida da montagem da unidade.
Transferência de Hospitais na Região em Casos Graves
Uma ressalva que perpétua nas populações das cidades do Extremo Sul é sobre caso ocorra um caso grave nos municípios que não tem unidades capacitadas com equipamentos, como Mucuri distante 100km de Teixeira de Freitas.
O questionamento, levantando por um dos jornalistas, foi respondido por Rui Costa em duas etapas. Primeiro afirmou que todos os prefeitos devem montar uma unidade específica para os suspeitos e contaminados, e que comuniquem a população para que todos os casos sejam levados para essa única unidade.
Em sua segunda parte da resposta, o governador ressaltou que após essa triagem os pacientes com sintomas mais elevados da doença serão transferidos para uma cidade mais próxima com UTI. No extremo sul teremos três cidades com equipamentos e leitos de UTI, são essas : Teixeira de Freitas, Eunápolis e Porto Seguro.
Transporte clandestino e Lockdown
Sobre transporte clandestino, Rui Costa disse que a fiscalização por parte da Agerba e Polícia Militar deve ser intensificada contra veículos de transporte clandestinos para cidades que tiveram o serviço suspenso por decreto.
Ele ressaltou que quem está oferecendo esse tipo de transporte está cometendo dois crimes, o de saúde pública furando a quarentena e transportando clandestinamente os passageiros, ainda apelou à conscientização da população para que não se exponha ao perigo.
Quanto à necessidade de um bloqueio mais extremo (Lockdown) da circulação, o governador disse que tem monitorado o crescimento da pandemia em cada cidade. As medidas, até então, se concentram em ações menos restritivas, mas eficazes.