Prefeitura Municipal de Mucuri despreza classe Pesqueira sem investir em uma Fábrica de Gelo
Redação FM News
Após a reportagem do FM News sobre o dia do Pescador, data comemorativa ao apóstolo São Pedro padroeiro dos pescadores, chegaram inúmeros questionamentos em nossa redação relatando que o descaso da Prefeitura de Mucuri com a classe pesqueira não se limita somente ao Cais mas sim a promessa da construção de uma Fábrica de Gelo.
De fundamental importância econômica para comunidades ribeirinhas, a pescaria proporciona emprego em zonas costeiras e é a principal fonte de renda e alimento. Além disso, a prática fomenta o turismo com a pescaria esportiva. Em busca de grandes peixes, os pescadores viajam para rios e mares do Brasil e do Mundo, sem esquecer a importância de conservar as espécies.
Em Mucuri, onde a pesca é a fonte de trabalho para muitos, a história não é bonita como contada. Além do Cais, também tem a falta de um Mercado do Peixe e a sonhada Fabrica de Gelo, necessidades explicitas e de caráter emergencial, porém não são solucionadas, evidenciando que a Cultura Pesqueira de Mucuri não possuí valor ou reconhecimento por parte do Governo Municipal e seus representantes.
O que faz a população Mucuriense se revoltar juntamente com os Pescadores é que segundo informações, a Câmara de Vereadores custa aos cofres públicos R$8.777.944,46 (oito milhões, setecentos e setenta e sete, novecentos e quarenta e quatro mil e quarenta e seis centavos) valor este que é dividido em 12 parcelas de R$731.495,37 (setecentos e trinta e um mil, quatrocentos e noventa e cinco e trinta e sete centavos) esses são os valores que os vereadores da casa custam e vão custar, somente em 2020.
O questionamento levantado é que será que o valor investido é de fato revertido em melhorias e estrutura para o município e a população ?
Uma fábrica de gelo é de grade importância para quem vive da pesca, podendo gerar empregos e rendas diretamente ou indiretamente para centenas de famílias de Mucuri além de ser um investimento para o próprio município.
O gelo é peça fundamental para a conservação dos peixes, e a importância é tanta que sem uma fábrica aqui os pescadores tem que se deslocar para cidades vizinhas para comprar gelo. Com essa atitude a prefeitura faz com que os mesmo percam em logística, em economia e produto para pescadores de outras cidades.
A prefeitura municipal de Mucuri, como sempre, não olha para as necessidades do povo e governa somente para alguns. A construção de uma fábrica de gelo é respeitar a história da Cultura Mucuriense, que pode ser contada através de muitas famílias que tem a pesca como seu sustento há décadas e um oficio que é passado de geração para geração, mesmo encontrando tantas dificuldades ao longo dos anos.