FM NEWS

A Freqüência da Notícia

Destaques Economia

Uesc cria plano para retomada econômica da região sul da Bahia

 

Programa Amana é voltada para 43 municípios da região sul da Bahia. Equipe técnica irá prestar consultorias e apoio jurídico, além de oferecer cursos e outros serviços

Redação FM News 

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) apresentou, na manhã desta terça-feira (7), um planejamento para retomada econômica de 43 municípios afetados pela crise causada pela pandemia de Covid-19, na região sul da Bahia. A equipe é formada por mais de 20 profissionais da instituição.

Como prevê o programa, batizado de “Amana”, a equipe técnica da universidade irá prestar consultorias e apoio jurídico, além de oferecer cursos e outros serviços para pessoas físicas, gestores públicos municipais, empresas de pequeno porte, empreendedor individual, associações e cooperativas da economia popular e solidária.

O Amana foi criado por meio da Assessoria de Planejamento (Asplan/Uesc), programa voltado a ajudar a economia regional e recuperá-la. Os departamentos da universidade que aderiram ao programa são de Ciências Econômicas, de Administração e Contabilidade e de Ciências Jurídicas.

De acordo com o professor Gustavo Joaquim Lisboa, gerente da Assessoria de Planejamento, responsável pela iniciativa, “os planos de ação são específicos e serão divulgados gradativamente”. Ele também informou que a ação irá contar com o apoio de empresas juniores da Uesc. O programa tem uma previsão de execução em dois anos, podendo ser prorrogada ou até mesmo torna-se permanente.

Amana

Em tupi-guarani, Amana significa chuva, que sempre foi fundamental para o crescimento da lavoura regional e sinônimo de prosperidade, sobretudo para os pequenos produtores e burareiros do sistema cabruca. A origem produtiva dessas regiões sempre esteve relacionada, em maior ou menor grau, às condições climáticas e pluviométricas.