FM NEWS

A Freqüência da Notícia

Destaques Saúde

Moradora de Itabatã relata descaso da Secretaria da Saúde e afirma que apenas um vereador se esforça para ajuda-lá

 

 

Redação Fm News

Sidnara, moradora do distrito de Itabatã dentro do município de Mucuri, relata em vídeo o absoluto descaso da secretaria de saúde e das autoridades em relação aos portadores de doenças crônicas, autoimunes e/ou degenerativas.

A paciente conta que é portadora de uma série de doenças autoimunes, aquelas que atacam o sistema imunológico contra uma estrutura do próprio organismo, ou seja, uma resposta autoimune. A mesma é portadora de Lúpus eritematoso sistêmico, Síndrome do anticorpo antifosfolipídeo e Tireoidite de Hashimoto. Doenças que quando entram em crises, geram dores generalizadas, por esse motivo os pacientes ficam dependentes de medicações diárias. O tratamento porém, tem um custo muito alto para Sidnara bancar sozinha.

“Muitas vezes eu tenho que tomar coquetéis de remédios para conseguir dormir, porque as dores são insuportáveis. Tem noites que eu tomo antidepressivos para pegar no sono gente, é uma humilhação, tudo isso porque não consigo o que é meu por direito, porque o governo do prefeito Carlos Simões é uma vergonha e não cumpre com o seu papel.” desabafa Sidnara.

Segundo informações, a paciente conseguia o tratamento pelo município, de acordo com os direitos garantidos por lei, mas depois que a gestão de dr. Carlos Simões iniciou ela perdeu parte do benefício e hoje consegue apenas os remédios subsidiados pelo governo do estado, fato que aumentou significativamente os custos do tratamento.

Sidnara explica também que não pode circular por muito tempo pelas Upas, hospitais e clínicas do município, em busca de respostas, justamente por sentir muitas dores musculares e não poder se expor ao sol.

“Aqui no município de Mucuri, nós temos que ficar nos humilhando para termos o mínimo garantido, toda vez é a mesma situação. Eu tenho muitas vezes que recorrer a vereadores, pra ver se podem me ajudar. O único político que realmente tem me ajudado é o vereador Beto Borges, que se esforça em conseguir os remédios para mim”. finaliza a moradora com o pedido de socorro.