Redação Fm News
Todo ano é a mesma coisa: chega o verão, a Avenida Petrobrás se enche de artesãos e vendedores vindos de capitais e outras localidades, com produtos extremamente baratos, que não pagam nenhum alvará e vem “varrer” o dinheiro dos comerciantes locais, porque pela falta de fiscalização e total descaso os turistas preferem comprar deles do que dos artistas mucurienses.
No dia 02 de março de 2020, na sede da Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, finalmente foi fundada a Associação de Artesãos do município de Mucuri, após anos de luta dos trabalhadores autônomos que vivem de suas variadas formas de fazer arte.
Durante a reunião de fundação toda burocracia que se mostrava necessária foi concluída como a eleição da diretoria sendo: Juliete de Vasconcelos Guedes – presidente (Mucuri); Vivian Martins Sampaio – vice-presidente (Mucuri); Jessilene Porto Mendes Navarro – tesoureira (Itabatã); Jucilene Bomfim dos Santos – secretária (Itabatã). Além do grupo de conselheiros Júlio Cesar Barbosa; Renata Lúcia Maciel Lima e Thacyane Conceição Firmino.
A Prefeitura Municipal através do secretário Flávio Silva Peres, fez inúmeras promessas aos artesãos que estavam presentes, afirmando que a partir do momento de criação, a Associação estaria fazendo seu papel de dar suporte para que os mesmos pudessem empreender seus trabalhos. Devido a pandemia as feiras e eventuais feriados foram cancelados por causa do novo coronavírus, porém a Prefeitura Municipal deveria estar cumprindo seu papel de organizar o cenário, para que quando “tudo voltar a normalidade” esses artistas possam expor e Vender.
Até o momento nenhuma ação vem sendo feita, ao menos o grupo de whatsapp criado para interação está liberado para que os artesãos possam oferecer seus trabalhos e serviços, ou seja, de nada serve. Todos sabemos que a pandemia é um evento do qual a economia irá demorar décadas para se recuperar, por esse motivo é tão importante que haja um planejamento concreto, principalmente para ajudar os que mais necessitam.
Mais uma vez podemos ver claramente que as ditas realizações do Dr.Carlos Simões não passa de mera peça teatral para ‘posts’ do facebook, porque a população em si não vê nada de eficiente de fato acontecendo.