À beira da morte: família faz apelo por mucuriense internada no Hospital São José e negligenciada pelo poder público
Redação FM News / Samuca Macedo
Completo desamparo, desrespeito e negligência com a vida humana. Esse é o sentimento vivido pelos familiares da Sra. Luciana Vitorino dos Santos, 36 anos, moradora do KM 13, Zona Rural de Mucuri.
Em contato com nossa reportagem através de áudio, a família conta que D. Luciana começou sentindo dores fracas e, quando ocorriam, era levada para a Clínica Municipal, na sede do município. Na unidade, era aplicado apenas um soro, algum paliativo para aliviar a dor e ela retornava para casa.
Com o passar dos dias as dores foram aumentando, a coisa foi se agravando e a paciente acabou sendo internada no Hospital São José, em Itabatã. A família conta que são poucas as informações passadas pela unidade hospitalar, mas foi dito que o problema era diabetes e colesterol baixo.
Com o agravamento do quadro, a família foi informada que o Hospital São José não tem estrutura para o caso da paciente. Vem sendo feitas tentativas de transferência para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, mas não há leito de UTI disponível.
A família pediu, então, encaminhamento para algum hospital no Espírito Santo, mas, se liberar, diz o familiar, será sem encaminhamento. Isso impossibilitaria a internação em Vitória, Linhares ou São Mateus por tratar-se de uma cidadã baiana e não capixaba.
Também, contam familiares, há um completo desencontro sobre a forma de fazer a transferência. Em dado momento deve ser por via aérea, por conta do estado grave em que ela se encontra. Depois só pode ser removida em ambulância de UTI, mas não tem carro disponível.
Na manhã dessa quarta-feira (12), a família da mucuriense Luciana Vitorino dos Santos, 36 anos, entrou em desespero com a notícia recebida dos profissionais do Hospital São José: ela está morrendo. Tem poucas horas de vida.
Descaso com a vida humana. Desrespeito e negligência com as famílias mucurienses.
Nesse momento nossa reportagem está em contato com o Hospital São José e Secretaria Municipal de Saúde. Assim que houver manifestação de uma das partes atualizaremos essa matéria.