Emprego e renda gerado pela Suzano, coloca Mucuri em posição de destaque na Bahia
Levantamento referente ao mês de julho aponta ainda que o município é o 1º do Extremo Sul durante todo o ano
Redação FM News
O fato de Mucuri ter uma planta da quarta maior empresa do Brasil, fez com que o município se destacasse em segundo lugar no ranking de geração de emprego em renda no estado da Bahia. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, divulgados no último dia 21.
Foram registrados 124 desligamentos, mas, em contrapartida, teve 585 admissões, o que gerou um saldo positivo de 461 novos postos de trabalho formal – uma variação relativa de 7,21%. Esse foi o melhor resultado do ano e colocou Mucuri como o segundo maior gerador de emprego em toda a Bahia no mês analisado, ficando atrás apenas do município de Juazeiro (que teve o saldo de 476 novos postos).
No mesmo período, Santa Cruz Cabrália aparece mais abaixo como o segundo entre municípios do Extremo Sul, registrando 95 novos postos de emprego formais.
A Suzano tem sido um constante propulsor no desenvolvimento de Mucuri, a exemplo do que também ocorreu no momento da duplicação da fábrica, em que naquela oportunidade através de uma parceria público privada, liderado pelo então prefeito Milton Borges, que viabilizou o maior investimento privado da América Latina, construir o terceiro melhor centro de treinamento para capacitação de jovens para o mercado de trabalho.
Podemos compreender os fatos em relação ao quadro, pois aqui no município, deferente de Milton Borges, outros gestores não desenvolveram ações visando construir uma sinergia para que o povo colhesse frutos desses impactos positivos, mas se perderam focando em gestões desconectada com o anseio popular, a ponto de não conseguirem sequer enxergar um plano de diretor de desenvolvimento, também liderado por Milton Borges e apoiado por grande parte da iniciativa privada em Mucuri, a exemplo da própria Suzano.
O ano de 2020
Em abril, Mucuri chegou a ter saldo negativo de -72, o pior registro do ano. Já nos demais meses, manteve números positivos, mesmo em meio à pandemia.
No acumulado entre janeiro e julho, os dados do Caged apresentam Mucuri como o município do Extremo Sul que mais abriu vagas de emprego com carteira assinada (+46). Teixeira de Freitas aparece logo em seguida, com saldo positivo de 32 novos postos.