FM NEWS

A Freqüência da Notícia

Destaques Turismo

Moradores de Caraíva, no sul da Bahia, pedem suspensão do turismo após descumprimento de protocolo

 

Distrito pertence a Porto Seguro e é muito visitado por turistas. Associação de nativos encaminhou carta à prefeitura.

Redação FM News

Moradores de Caraíva, distrito de Porto Seguro, na região sul da Bahia, pedem a suspensão da retomada do turismo na localidade e reclamam da falta de protocolos específicos para reabertura das atividades no local. Segundo eles, turistas estão descumprindo medidas previstas nos protocolos sanitários, e transitando sem máscara, causando aglomerações, e já houve ameaças à população com arma de fogo.

O turismo é a principal atividade comercial de Porto Seguro, e ficou suspenso por cinco meses, por causa da Covid-19. A prefeitura da cidade autorizou, por meio de decreto, a reabertura das atividades na terça-feira (1º).

Agora, os moradores pedem que essa retomada seja adiada, mais uma vez, porque a população não está segura com a reabertura. A Associação dos Nativos de Caraíva publicou uma carta aberta sobre a situação e o documento foi entregue à prefeitura.

“Nossa preocupação maior é com o protocolo para o lugar. A gente saber que Caraíva está distante da sede e a gente não tem nenhum protocolo de como é controlada a entrada de turistas, nenhuma barreira sanitária. A comunidade é vulnerável. Nós temos bastante idosos. Estamos totalmente desamparados pelo poder poder público”, disse Lucas Borges, presidente da associação.

Em nota, a prefeitura de Porto Seguro disse que está conversando com a comunidade, hoteleiros, e demais comerciantes de Caraíva, e adotando medidas diferenciadas a partir dos resultados dessas discussões.

A nota disse também que a maioria dos representantes da comunidade concorda com a retomada gradativa das atividades econômicas da vila, seguindo os protocolos sanitários. Falou também que placas no distrito com indicativos de que é obrigatório o uso da máscara são instaladas. Além disso, a nota pontuou que as fiscalizações são realizadas no local.

Plano de retomada do turismo

A Prefeitura de Porto Seguro divulgou o plano de retomada das atividades turísticas da cidade, que um dos destinos mais procurados da Bahia, em julho. A retomada só aconteceu em agosto. Além da sede do município, os distritos de Trancoso, Arraial D’Ajuda e Caraíva são muito buscados pelos turistas.

O plano da prefeitura previa que, no primeiro mês, os estabelecimentos turísticos operem com 50% da capacidade; um mês depois, com 70%. Somente em outubro é prevista operação com 100% da capacidade.

 

Para funcionar, os estabelecimentos deverão cumprir os protocolos abaixo:

  • Segundo a prefeitura, somente podem ser oferecidos apartamentos single ou duplo, ficando autorizado o apartamento triplo ou quadruplo para uma mesma família, desde que as camas estejam, no mínimo, a 1,5 metro de distância uma da outra. Só em outubro todas as modalidades voltam a ficar disponíveis.
  • Também ficou determinado que, na área de lazer, incluindo piscinas, que o limite de uma pessoa por cinco metros quadrados e uso de máscara. Não vai estar autorizado o uso de sauna e brinquedoteca.
  • A prefeitura também vai permitir os passeios turísticos em todo município, com exceção de Caraíva. Estes passeios podem ter grupos de, no máximo, 20 turistas, todos usando máscaras.
  • Bares, restaurantes, lanchonetes, pizzarias, sorveterias e barracas de praia também vão poder operar a partir do dia 15 de julho com 50% da capacidade.
  • As praias vão estar liberadas para banho e passeios, desde que evitadas aglomerações e usuários estejam usando máscaras.