FM NEWS

A Freqüência da Notícia

Destaques Política

O fantasma dos salários atrasados em Mucuri desencadeia greve dos Garis

 

Redação Fm News

A quarta-feira (23) amanheceu com a classe de Garis em frente a secretaria de Obras e declarando o início de uma nova greve, devido o atraso no salário dos mesmos. 

O fantasma dos salários atrasados voltou definitivamente a assombrar os servidores públicos de Mucuri. Não é a primeira, nem a segunda vez que é informado a falta ou atraso no pagamento dos funcionários da prefeitura. 

Segundo relato dos próprios trabalhadores responsáveis pela limpeza pública, a prefeitura efetivou novos funcionários para o cargo, porém não pagou o que lhes é de direito. “A efetivação aconteceu no mês de abril, quando saiu o resultado do processo seletivo, nós fomos até o RH e já demos entrada no saldo salário, mas até o momento nada aconteceu, nós vamos lá e eles não têm nenhuma posição sobre a situação” afirmou a gari, que não se identificou com receio de retaliação.

Os funcionários trazem como reivindicação para além dos salários, a questão dos EPIs, que são equipamentos de segurança sanitária, que não são fornecidos de forma correta aos coletores, fazendo com que muitos façam a limpeza pública sem a roupa ideal, máscaras, luvas, botas, chapéus e etc. A limpeza sem os itens necessários colocam em risco a saúde de todos os funcionários, pois estão em contato com todos os tipos de resíduos.

Há quase um ano, em outubro de 2019, toda população acompanhou outra greve que ocorreu aqui no município de Mucuri, iniciada também pelos garis, devido a falta de pagamento, período inclusive que é comemorado o aniversário do município, onde foram realizadas festas com a verba pública, porém a obrigação que é pagar o salário em dia, não foi feito.

Outro cidadão, que esteve presente na greve, relatou que há 3 anos, o povo de Mucuri vem cobrando limpeza pública e o prefeito Carlos Simões nada faz, nem ao menos se sensibiliza com a situação dos próprios funcionários. 

“Nós estamos exigindo limpeza pública, aqui nem entramos no mérito das obras, porque isso já vimos que o prefeito não faz, agora limpeza é algo que há 3 anos pedimos e nada acontece. Fizemos um vídeo na última semana informando que a greve ocorreria caso o pagamento não fosse realizado, mas Carlos Simões [prefeito] ao menos se sensibilizou e não autorizou o pagamento dos mesmos”. afirmou o morador. 

Até o momento da reportagem o pagamento não foi direcionado aos servidores públicos, que estão passando por situação de dificuldade financeira, pois dependem do salário para manter suas casas.