Mafran Pellegrini chefe do Cartório eleitoral fala sobre os Mesários e Eleitores nas eleições 2020
Redação FM News
Em entrevista ao Fm News, o chefe do Cartório da 35° zona eleitoral, Mafran Pellegrini fala sobre o papel e obrigação dos mesários e eleitores nas eleições municipais 2020.
Devido a pandemia do novo coronavírus, o calendário eleitoral sofreu alterações para atender a todos com maior segurança na zona eleitoral que abrange os município de Mucuri e Nova Viçosa.
Mafran afirmou que “excepcionalmente este ano, as eleições 2020 foram estendidas para 1hora a mais, sendo das 7h às 17h. Tendo o primeiro horário das 7h às 10h prioridade aos eleitores idosos e/ou do grupo de risco. É muito importante que os eleitores que estão fora do grupo de risco tenham consciência do momento e não vá votar durante este período, resguardando a saúde de todos”.
No município de Mucuri, as eleições são definidas já no primeiro turno e contará com cerca de 600 voluntários que serão mesários, sem contar com outros voluntários fundamentais como transporte, limpeza e etc.
Segundo o chefe do cartório eleitoral, um fato que surpreendeu a todos é que estava sendo esperado uma maior dispensa de mesários, porém todos ficaram admirados com o alto número de inscrições para trabalhar. Aos eleitores que querem a dispensa, deve entrar em contato com o cartório e eleitores com mais de 60 anos têm prioridade de dispensa. Para os que têm menos de 60, mas que faça parte do grupo de risco, é solicitado que vá ao cartório com o documento e/ou exame que comprove que o mesmo faz parte do grupo de risco.
Aquele eleitor que deseja ser chamado para trabalhar, precisa fazer a inscrição no site do TSE na aba eleitor e mesário-voluntário, ler atentamente e confirmar a inscrição.
A convocação para os mesários este ano, já está em fase final, porém devido a pandemia, as convocações estão chegando mais “espaçadas”,, para não criar possível aglomeração. Por isso cada eleitor que se inscreveu ou que já tenha sido convocado, foi passado a recomendação que aguarde pacientemente as próximas etapas.
Mesários que apresentarem febre no dia da eleição ou até 10 dias antes, deve justificar pelos mesmos meios que foi convocado, quem foi convocado por Whatsapp, comunica por Whatsapp.
Aos que trabalharem nos dois dias, terão que fazer uso obrigatório das máscaras de segurança (que serão trocadas a cada 4 horas) e protetor facial, além do uso do álcool em gel para toda e qualquer atividade realizada, como a retirada das máscaras, idas ao banheiro, alimentação e caso toquem em qualquer documento.
Neste ano especificamente, os mesários não tocarão nos documentos, pois os eleitores deverão apenas mostrar com uma distância correta de segurança.
Sobre os eleitores
Lembrando que as eleições 2020 acontece no dia 15 de novembro, das 7h às 17h e os eleitores poderão vir para exercer sua cidadania.
“Como boa parte dos eleitores possui smartphones, pedimos aos que tiverem que baixem o aplicativo do E-titulo, onde tem descrito todas as informações necessárias como seção e local de votação e caso mude, lá estarão as informações também.”
Para agilizar o processo de escolha de candidatos, é recomendado que o eleitor vá aos pontos de votação já com o nome e número dos seus candidatos e que respeite rigorosamente a distância exigida de pelo menos 1 metro. Outra recomendação é que se possível não leve crianças ou acompanhantes, evitando aglomeração.