Programa Semear: Suzano conclui capacitação de 60 fornecedores da área de logística no Sul na Bahia
Realizada ao longo de 2020, a iniciativa capacitou micro e pequenos fornecedores em aspectos relacionados à gestão eficiente do negócio
A Suzano, em parceria com o Sebrae-BA, realizou a cerimônia de encerramento da primeira turma do Programa Semear (Programa de Desenvolvimento e Capacitação de Micro e Pequenos Fornecedores) no Extremo Sul da Bahia. A Unidade Mucuri (BA) foi a primeira da Suzano a desenvolver o projeto, implementado na região em dezembro de 2019. Hoje a iniciativa também é desenvolvida nas unidades da Suzano no Maranhão e no Espírito Santo.
A cerimônia contou com a presença dos participantes do programa, a Consultora de Gestão de Fornecedores da Suzano, Daniela Datrino, Alan Brehmer, Gerente Executivo Operações Florestais na Suzano e o gerente regional do Sebrae/BA, Alex Brito.
Visando o fortalecimento do setor e o desenvolvimento regional, o Semear apoiou, durante o primeiro ano de atividades, 60 microempresas da região que prestam serviços na área de logística. Foram 10 encontros, entre aulas, consultorias individuais, oficinas de gestão financeira e palestras. Com o isolamento social, por conta da pandemia do novo coronavírus, os módulos foram adaptados e realizados em formato on-line para dar continuidade ao programa. “Foi um ano desafiador para todos, não imaginávamos ter tantas dificuldades. Mas aprendemos que é preciso quebrar velhos paradigmas e nos reinventamos”, afirma o gerente regional do Sebrae/BA.
A iniciativa do Programa Semear está alinhada à cultura da Suzano de gerar e compartilhar valor com a sociedade. O programa tem o objetivo de fomentar a sustentabilidade financeira da cadeia de suprimentos, ampliando a qualificação de atuais ou potenciais fornecedores locais, incentivando o crescimento estruturado por meio de boas práticas de gestão, inovação e princípios de responsabilidade legal e socioambiental adotados pela Suzano. Para isso, o programa levou, sem custo aos participantes, orientações sobre temas importantes para o micro e pequeno empreendedor, que contribuem para eficiência, redução de perdas, melhoria da qualidade e redução dos custos.
Ruan Oliveira Fazolo, proprietário da Fazolo Transporte, em Itabatã (distrito de Mucuri), é um dos formandos da primeira turma. “Aprendi muita coisa neste ano e já coloquei em prática. O conteúdo sobre controle de finanças ajudou muito a me organizar e ter melhor visão de toda a minha movimentação financeira. Tive que me adaptar aos encontros virtuais, mas foi ótimo, o modelo acabou trazendo mais flexibilidade”, relata o fornecedor da Suzano.
A forma de explicação usada pelos profissionais foi um dos pontos destacados por Fernanda Moreira Souza, da Higma Transportes Eireli, também de Itabatã. “Isso me motivou a querer uma empresa organizada. Aprendi assuntos de extrema importância para uma empresa, como os melhores métodos de organização financeira, os documentos que devemos colocar sempre em dia para não pagarmos multas desnecessárias, entre outros. Cada encontro foi um aprendizado diferente”, destaca a fornecedora.
A Consultora de Gestão de Fornecedores da Suzano, Daniela Datrino, ressalta que o saldo da primeira turma formada pelo Programa Semear é muito positivo. “Estamos felizes com a formação da primeira turma. O projeto nasceu no Extremo Sul da Bahia, trouxe bons resultados para a Suzano e empresas participantes e foi ampliado para outras regiões do Brasil. Nossos parceiros já sentiram esse impacto na gestão e tiveram ganhos incrementais em produtividade de transporte. Concluímos esse ciclo, mas o Semear não para por aqui. Criamos um espaço para falar com os participantes, um canal em nosso portal de relacionamento, que será dedicado a treinamentos e conteúdo especial para dar continuidade ao desenvolvimento do programa”, finaliza Daniela.
Sobre a Suzano
A Suzano, empresa resultante da fusão entre a Suzano Papel e Celulose e a Fibria, tem o compromisso de ser referência global no uso sustentável de recursos naturais. Líder mundial na fabricação de celulose de eucalipto e uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina, a companhia exporta para mais de 80 países e, a partir de seus produtos, está presente na vida de mais de 2 bilhões de pessoas. Com operações de dez fábricas, além da joint operation Veracel, possui capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano. A Suzano tem mais de 35 mil colaboradores diretos e indiretos e investe há mais de 90 anos em soluções inovadoras a partir do plantio de eucalipto, as quais permitam a substituição de matérias-primas de origem fóssil por fontes de origem renovável. A companhia possui os mais elevados níveis de Governança Corporativa da B3, no Brasil, e da New York Stock Exchange (NYSE), nos Estados Unidos, mercados onde suas ações são negociadas.
Sobre o Sebrae
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma entidade privada que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro pequenas empresas – aqueles com faturamento bruto anual de até R$ 4,8 milhões. Atuando com foco no fortalecimento do empreendedorismo e na aceleração do processo de formalização da economia por meio de parcerias com os setores público e privado, programas de capacitação, acesso ao crédito e à inovação, estímulo ao associativismo, feiras e rodadas de negócios. Para garantir o atendimento aos pequenos negócios, o Sebrae atua em todo o território nacional. Para saber mais: Entre no Portal Sebrae ou ligue gratuitamente para a Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800.
Por P6