Secretário de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais promete viabilizar construção do novo prédio da Delegacia Regional de Nanuque
Apenas uma semana depois de ser empossado novo secretário de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp), Rogério Greco recebeu em audiência realizada essa semana, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, o prefeito de Nanuque, Gilson Coleta Barbosa. O encontro foi agendado pelo deputado federal Eros Biondini.
Entre vários assuntos discutidos, como ampliação dos serviços da Sejusp, emissão de identidade e ações de segurança pública, a construção da sede própria da Delegacia Regional de Nanuque foi o ponto alto da conversa.
A Delegacia Regional de Nanuque funciona desde 1993 na Rua São Lourenço, 151, em prédio alugado pelo Município.
Além do deputado Eros Biondini, a reunião contou com a presença do diretor-geral do Departamento Penitenciário de Minas Gerais, Rodrigo Machado de Andrade, e de Andreza Rafaela Abreu Gomes, subsecretária de Política de Prevenção Social à Criminalidade.
A SEJUSP
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – Sejusp – é o órgão responsável por implementar e acompanhar a política estadual de segurança pública, de maneira integrada com a Polícia Militar, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros Militar, e a política estadual de Justiça Penal, em articulação com o Poder Judiciário e os órgãos essenciais à Justiça, tem como competência planejar, elaborar, deliberar, coordenar, gerir e supervisionar as ações setoriais a cargo do Estado.
O SECRETÁRIO
“O secretário foi muito cordial e demonstrou interesse em retomar o assunto o mais brevemente possível. Aproveitei para convidá-lo a uma visita a Nanuque, quando mostraremos a ele a situação do prédio, que há muito tempo deixou de atender dignamente a demanda de serviços do órgão”, disse Gilson.
Rogério Greco foi empossado dia 1º de fevereiro no Prédio Tiradentes, na Cidade Administrativa, e contou com representantes das forças de segurança mineiras – Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Penal – e representantes de instituições como o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Ministério Público, Defensoria Pública, entre outras.
O novo secretário tem 57 anos e foi Procurador de Justiça do Ministério Público do Estado de Minas Gerais por 30 anos. É professor e publicou diversas obras. É pós-doutor pela Universidade de Messina, na Itália, doutor pela Universidade de Burgos, na Espanha, mestre em Ciências Penais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); e formado pela National Defense University em combate ao crime organizado transnacional e redes ilícitas nas Américas.
Fonte: Jornal de Nanuque