Semana do Combate ao Alcoolismo alerta para os perigos do álcool na população brasileira
Começa agora em março a Semana de Combate ao Alcoolismo, que prevê uma série de conscientização no país. A doença prejudica não só a vida de quem bebe, mas de todos ao redor. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo excessivo de álcool é a 7° maior causa de morte no mundo.
No mundo, a média de consumo de álcool é de 6,4 litros/pessoa e aqui no Brasil esses números chegam a cada de 7,8 litros/pessoa. Além disso, aqui no país, mais de 4% da população apresenta alguma dependência de álcool, índice que é maior entre os homens.
Além de prejudicar a vida do usuário, o alcoolismo mata, inclusive quem não consome. Em 2016, mais de 3 milhões de pessoas morreram no mundo pelo uso abusivo de álcool. As principais vítimas foram os mais jovens, entre 15 e 19 anos.
Além disso, os casos de violência doméstica têm ligação com o uso abusivo do álcool, onde segundo a pesquisa, 90% das ocorrências foram de parceiros alcoolizados.
Também o álcool pode trazer várias doenças, como a cirrose hepática e o câncer, sem falar que afeta o coração, cérebro e os nervos, deixando as pessoas gravemente doentes.