O estado da Bahia recebeu no começo da noite de terça-feira (09) mais um lote de vacinas CoronaVac, vindas do Instituto Butantan, em São Paulo, que serão destinadas as cidades do interior.
Este é a sétimo envio que chega ao estado, totalizando 1.289.800 doses recebidas até o momento na Bahia. Desta vez, 20 municípios do interior serão contemplados.
As 177 mil vacinas serão enviadas para o interior com o uso de dois helicópteros e cinco aviões do Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar e da CMG. Além do transporte, a SSP, através das polícias Militar e Civil, além do Corpo de Bombeiros, atua também na guarda e escolta dos imunizantes contra o novo coronavírus.
Segundo a coordenadora de imunização do Estado, Vânia Rebouças, somente os municípios que já utilizaram 85% das doses anteriormente recebidas terão nova remessa.
“Metade das doses que seria enviado para os municípios que não cumpriram a meta serão redistribuídos para aqueles que já tiverem utilizado mais de 90%. A outra metade ficará armazenada na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos da Secretaria da Saúde do Estado. Esta estratégia não foi uma imposição da Sesab e sim uma deliberação feita de forma conjunta com os municípios”, afirma.
Esse novo lote que chega ao estado ainda continua sendo destinado ao grupo prioritário de idosos, mas segundo a coordenadora, a imunização poderá ampliar a aplicação das doses para idosos de 70 anos ou mais, de forma decrescente de idade.