O Governo do Estado confirmou a elevação do município de Pedro Canário para o risco alto de contaminação do novo Coronavírus, a confirmação ocorreu nessa sexta-feira (12), durante o pronunciamento oficial do governador Renato Casagrande, que apresentou os números do novo Mapa de Risco (Nº 038-R).
“Não somos uma ilha, o estado enfrenta um momento crítico, a taxa de transmissão está acima de 1%, em fase crescente da pandemia. Hoje a taxa de ocupação de leitos é de mais de 84%, com uma taxa de óbitos crescente, taxa de ativos crescente e taxa de transmissão crescente. Por isso o nosso governo tem se preocupado, e vamos lutar com todas as forças contra esse vírus” – disse o governador Renato Casagrande.
O monitoramento da Secretaria Estadual de Saúde é realizado semanalmente e classifica a disseminação do vírus pelo estado, o novo mapa de risco entra em vigor na próxima segunda-feira (15) valido em todo território capixaba.
Decreto Estadual e Restrições:
O Governo do Estado confirma a suspensão das aulas presenciais nos municípios de risco alto, bares estão proibidos de funcionarem, estabelecimentos comerciais não essenciais podem funcionar de segunda a sexta até às 20h, já aos sábados os comércios podem funcionar até às 16h, e domingo não podem funcionar. Eventos como, casamentos, aniversários, shows e qualquer tipo de confraternizações, parques de diversões também estão suspensos.
A Gestão Integrada de Fiscalização Municipal (GIFIM), Vigilância Sanitária, Defesa Civil são responsáveis pelas fiscalizações em bares, restaurantes e distribuidoras de bebidas, entre demais comércios no município, com o apoio da Polícia Militar.
Números da Pandemia em Pedro Canário:
Confirmados: 1.127
Casos Ativos: 86
Curados: 1.113
Óbitos: 28
Fonte: pedrocanario.es.gov.br