Com uma programação especial, adaptada à necessidade de isolamento social, cidades mineiras estão fazendo uma homenagem aos cem anos de nascimento de Frans Krajcberg, o artista polonês que escolheu o Brasil para viver e, através de sua obra, defender a natureza.
Nascido em 1921, o artista plástico chegou ao Brasil aos 27 anos e adotou o país que o acolheu depois de perder a família inteira em um campo de concentração da Segundo Guerra Mundial. Criou raízes e se reconstruiu por meio do trabalho artístico com o olhar calejado de sobrevivente. Fugiu do homem para morar na natureza ao entender que existia outras guerras para lutar.
O artista polonês escolheu o Brasil para viver e através da sua obra, defender a natureza. Ao se encontrar com as montanhas de Minas, Frans Krajcberg foi impactado pela vida anunciada, pelas cores da terra e pela eminencia dos efeitos devastadores da mineração. Ele reuniu tudo isso em obras de arte que correram o mundo. Ele usava tintas que ele mesmo produzia, com os pigmentos da terra.
E em épocas de pandemia, uma programação especial, toda online, foi criada para relembrar o centenário de Frans Krajcberg e mostrar como as suas obras se tornaram tão realistas e atuais nos dias de hoje.
Redação FM News