Grupo de 46 pessoas da etnia Warao chega em Teixeira de Freitas e necessitam de doações emergenciais
No último domingo (25), a cidade de Teixeira de Freiras recebeu uma média de 20 adultos e 26 crianças indígenas da etnia Warao, vindo da Venezuela.
Diante da carência e necessidade que o povo está passando, esta sendo solicitando a arrecadação de roupas de cama, toalhas de banho, alimentação e outros itens importantes para a sobrevivência.
Ao chegar em Teixeira de Freiras, o grupo foi acolhido e encaminhado para um alojamento na Escola Moabh Cristal, onde receberam todos os cuidados de saúde disponibilizados pela Secretaria de Assistência Social, em virtude do estado crítico de algumas crianças. Por isso, a ajuda nesse momento é de extrema urgência.
Warao é uma etnia indígena que habita o nordeste da Venezuela e norte das guianas ocidentais. A maioria da população é de aproximadamente 20.000 habitantes, localiza-se na região do delta do Orinoco na Venezuela, com números menores nas vizinhas Guiana e Suriname.
Em abrigos, casas precárias ou nas ruas, indígenas da etnia Warao que migraram da Venezuela enfrentam uma série de dificuldades cotidianamente em território brasileiro. Convivem com a falta de água potável, comida, atendimento à saúde e medicamentos, além de serem alvo de violências e de xenofobia.
As arrecadações estão sendo feitas na secretaria de assistência social da prefeitura de Teixeira de Freiras, na Rua João Calmon 189.
Redação FM NEWS