FM NEWS

A Freqüência da Notícia

Cultura Destaques

Assentamento Castro Alves comemora 33 anos de fundação

 

Pedro Canário (ES) –Na madrugada de 03 de maio de 1988, na cidade de Pedro Canário, norte do estado, um grupo de trabalhadores rurais, descendentes de mineiros, baianos e militantes da Reforma Agrária, com ferramentas de trabalho, entre elas: foice, facões e enxadas,com um sonho de serem capazes de produzir seu próprio sustento, ter sua liberdade e uma vida digna e melhor derrubaram a cerca de um dos maiores latifúndios em Pedro Canário e plantaram a bandeira da Reforma Agrária e assim nasceu o Assentamento Castro Alves.

 

Cortado pela ES 209, com distância estimada em 20quilômetros da sede do município, o Assentamento Castro Alves é territorialmente o maior assentamento do estado (1.503 hectares de terra) e conta com280 famílias residindo atualmente(dados do Incaper), com opuncionamento na economia pela produção agrícola de café, pimenta e hortaliças.

 

A educação rural do Assentamento Castro Alves é referência, a Escola Três de Maio ficou em primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) no município de Pedro Canário. Da educação infantil ao ensino médio, as crianças, jovens e adolescentes do assentamento aprendem os bons ensinos de cidadania e qualificação profissional.

 

“Aproveito a oportunidade para parabenizar todos os moradores do Assentamento Castro Alves, pelos 33 anos de criação. Muitas conquistas foram alcançadas desde a sua fundação, e temos lutado para entregar um serviço digno para todas as famílias da comunidade” – disse o prefeito Bruno Araújo.

 

“A Prefeitura de Pedro Canário tem investido na qualidade de vida dos moradores do Assentamento Castro Alves, com a implantação de barraginhas, reforma do Ponto de Apoio a Saúde, distribuição de alimentos do PAA, patrolamento das estradas vicinais e diversas frentes de trabalhos. Tudo isso é de se comemorar” – destacou o vice-prefeito e secretário de Agricultura Kleilson Rezende.

 

O professor e morador José Odonio Cardoso comemorou a data. “Hoje, passados 33 anos, de desafios, de lutas diárias, mas de muitas e lindas vitórias, estamos aqui para celebrar as conquistas, de termos uma comunidade unida que tem a posse da terra. Parabéns aqueles que acreditaram que é possível ter um pedaço de terra para viver, plantar e colher,” – comemorou.

 

Redação: Daniel Viana