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A importância do Marketing de Relacionamento

 

O marketing de relacionamento são ações estratégicas feitas pela empresa com foco na aproximação do cliente.. Mais importante que captar novos clientes é fidelizar os activos. O Marketing de relacionamento promove e desenvolve essa ligação afetiva.

Antes, é importante conhecer e estudar a base de clientes, necessidades e preferências para ser assertivo no planejamento. Ferramentas como software, pesquisa de satisfação e outros podem ajudar.

Fidelizar o cliente também é uma forma de alavancar seu negócio, fortalecer sua marca no mercado e atrair novos clientes, pelo famoso “boca a boca”.
Formas de estreitar esse relacionamento são simples e podem ser adotadas em conjunto como, um atendimento de qualidade, demonstrando interesse e empatia, programas de fidelidade, interacções nas redes, gerar conteúdo que agregue conhecimento ou desperte curiosidade, lembrança de aniversario e tantos outros. Demonstrar interesse em seu cliente e atender suas necessidades de forma personalizada cria um vínculo de parceria no qual proporciona vantagens competitivas e lucrativas no mercado.

Hoje, mais que nunca, nós, consumidores, temos vastas opções de serviços e produtos, empresas e negócios, o que diferencia um do outro é o atendimento. Qualidade e entrega é o mínimo que exigimos para adquiri-los. O que de fato nos conquista é a proposta de parceria. E isso, é algo notório dentro do ambiente corporativo entre os assuntos discutidos e ações propostas para alcanço das metas.

O makerting de relacionamento é um fortalecedor de marca.

 

Por Janaina de Castro caldas