Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes: Secretária de Assistência Social fala da importância da família na prevenção da violência*
Na segunda-feira (17), a Abrolhos FM iniciou a série de entrevistas com autoridades de Mucuri, onde a abordagem será focada no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Nesta primeira conversa, a convidada foi Vanessa Porto Figueiredo, especialista em direito de família e Secretária de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Mucuri.
No início da entrevista, Vanessa lembrou que a data de 18 de maio foi estipulada como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em decorrência de um crime horrível que aconteceu na cidade de Vitória, no Espirito Santo, onde uma criança foi sequestrada, violentada e o corpo dela foi encontrado carbonizado. Até hoje esse crime se encontra impune, a pequena tinha 8 anos na época e os suspeitos eram pessoas influentes na cidade, chegaram a ser condenados, mas recorreram a sentença.
Assim, como uma forma de prevenção, a prefeitura de Mucuri resolveu esse ano aderir ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que foi instituído de forma nacional em 2000, mas agora faz parte do calendário de eventos sociais da cidade.
Para Vanessa Porto Figueiredo, para evitar que as crianças e adolescente sofram qualquer violência, é preciso uma ação de prevenção.
“Melhor é prevenir do que remediar e por isso estamos realizando uma séria de ações para alertar a população sobre o caso e como deixar as nossas crianças livres dos abusos. Agradeço muito essa parceria com a Abrolhos FM, pois essas informações dadas aqui vão chegar a mais pessoas da nossa região.
Segundo Vanessa, a violência sexual pode vir de várias formas, como o abuso ou exploração do corpo das crianças.
“Temos que lembrar que isso é cometido por pessoas próximas das crianças. Ao contrário do que muitos acreditam, o abuso sexual não está ligado onde a pessoa mora e sim pode acontecer em qualquer região. Já a exploração sexual lamentavelmente é usada como forma de sustento”, disse Vanessa.
Para ela é importante que os pais estejam ao lado dos filhos, dando as orientações adequadas sobre o caso.
“A sexualidade é um aspecto normal do ser humano, mas tem fase para isso. Por isso, quando essa fase é violada, irá afetar toda a formação da vida. Como as crianças não tem maturidade sobre o que pode fazer com o corpo, os pais devem quebrar esse tabu e falar esse tema com os filhos. Se tiver dificuldade, procure ajuda de profissional”
No caso das políticas públicas, ela vem como um conjunto de ações para melhorar a qualidade de vida. Assim, em Mucuri, ações estão sendo criadas no combate a violência contra crianças e adolescente, em uma participação conjunta entre o Conselho Tutelar, Crea, policias militar e civil etc.
Nesta terça-feira (18), a série de entrevista continua, com a participação da Dra. Mila Silva Spala – Psicóloga do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, ao meio dia na Abrolhos FM.
*Redação FM News*