FM NEWS

A Freqüência da Notícia

Destaques

Conselheiras Tutelares de Mucuri falam da importância de denunciar os casos de Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

 

A rádio Abrolhos FM realizou uma série de entrevistas com o tema focado no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Cynara Loures de Freitas e Calini Laine Pinho de Souza, Conselheiras Tutelares da cidade de Mucuri alertam os pais e responsáveis sobre a importância de fazer denúncias quando é notado a ocorrência de abuso contra menores.

Segundo Cynara, é de extrema importância para a sociedade para que esse assunto esteja em evidencia, pois, o Conselho Tutela só sabe dos casos se tiver denúncia.

“Estudos mostram que o abusador faz parte do convívio da vítima e o local é onde a criança deveria ser protegida. Por isso, pedimos que qualquer pessoa que desconfie de uma atitude suspeita, que possa denunciar.

Além disso, ela lembra que o dialogo é a melhor forma de combater essa questão, onde os pais são aconselhados a conversar com os filhos sobre as partes intimas, dizendo o que é intimo ou não. Além disso, eles devem contar aos pais algo incomum que esteja acontecendo, evitando o segredo e tendo confiança de que aquela situação ira ser sessada.

“O Conselho Tutelar deve ser acionado todas as vezes que o direito da criança for corrompido, sendo a porta de entrada para que esses crimes não aconteçam. Assim, ao analisar o caso, a criança será encaminhada a rede de ajuda, e o Ministério Público será acionado para tomar as medidas legais contra o autor”, diz Cynara.

Já a conselheira Calini lembrou as atribuições do conselho tutelar no Estatuto da Criança e do Adolescente, segundo artigo 186:

• Atender a criança, adolescentes e os pais em situações de fragilidade;

• Aplicar medidas de prevenção em favor das crianças e dos adolescentes;

• Requisitar serviços na área da saúde, educação, segurança e previdência social;

• Encaminhar ao MP o caso que inclui ação penal contra a criança.

Para finalizar, ela lembra que o Conselho Tutelar não trabalha sozinho e por isso a denúncia é tão importante.

Segundo o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), dos 159 mil registros feitos pelo Disque Direitos Humanos ao longo de 2019, 86,8 mil são de violações de direitos de crianças ou adolescentes, um aumento de quase 14% em relação a 2018.

A violência sexual figura em 11% das denúncias que se referem a este grupo específico, o que corresponde a 17 mil ocorrências. Em comparação a 2018, o número se manteve praticamente estável, apresentando uma queda de apenas 0,3%.

*Redação FM News*