FM NEWS

A Freqüência da Notícia

Destaques

Estado da Bahia teve aumento de 40% nas ocorrências de abuso sexual, diz Promotora de Mucuri

 

Na última semana, a rádio Abrolhos FM realizou uma série de entrevista em um podcast com o tema focado no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A última participante foi a Promotora de Mucuri, Dra. Adriana Ramperes, que lembrou que além da campanha realizada na cidade, o Ministério Público da Bahia também lançou a campanha: “Da pra fazer muitas coisas pelo celular, inclusive denunciar a violência sexual”, onde artistas e digitais influencer do nosso estado foram convidados para alertar as crianças e adolescentes dos perigos contidos dentro das redes sociais, onde esse ambiente digital se tornou um espaço para os ataques de pedófilos e criminosos sexuais.

Sobre a exploração sexual, a Dra. Adriana esclareceu que, diferente do abuso sexual, neste caso ocorre o ato com a intenção de obter lucro com o uso de crianças para prostituição, venda de material pornográfico, venda de pessoas etc. Neste caso, as penas vão depender de cada caso concreto, que pode variar de 4 a 10 anos.

Além disso, a Dra. Adriana fez um anuncio alarmante sobre os casos de abuso no estado da Bahia. Segundo dados da secretaria de segurança, em 2020 o Ministério Público teve 702 ações penais, onde em todo o Brasil ocorreram mais de 23 mil ações de Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

“A pandemia dificultou, porque as crianças ficaram mais em casa, sendo que na escola as professoras acabam identificando o problema. Isso porque, 53% aconteceram dentro da casa da vítima. Assim, a pandemia deixou mais expostas, ainda mais porque sabemos que pais, familiares próximos ou pessoas que tem contato com a família são os abusadores”.

Sobre como fazer as denúncias, a Dra. Adriana deixou alguns contatos:
Policia Militar – 190
Aplicativo Direito Brasil
Whatsapp do Ministério Público de Mucuri: (61) 965655008
E-mail da procuradoria de Mucuri: mucuri@mpba.mp.br

Redação FM News