Eles correspondem a 97% de toda água do mundo, são os grandes reguladores climáticos . No dia 08 de junho é considerado o Dia Mundial dos Oceanos, assim ressaltando a importância e conscientização das pessoas em sua preservação para o mundo.
No ano de 1992 durante a Cúpula da Terra ocorrida no Rio de Janeiro, a ONU criou o Dia Mundial dos Oceanos, eles que cobrem 71% da superfície terrestres, no qual são vitais para o planeta. Através dos Oceanos que vem boa parte do oxigênio e falando economicamente muitos países utilizam por meio de extração de seus recursos e nutrientes, podemos citar o fornecimento de energia elétrica e o comercio internacional que em suas águas circulam.
O litoral brasileiro é incrivelmente diversificado, composto por águas frias no sul e sudeste, e águas quentes no norte e nordeste, sendo assim possuindo uma enorme diversificação de ecossistemas como os manguezais, recifes, dunas, praias arenosas, lagoas e incontáveis espécies de fauna e flora.
Diariamente toneladas de substancias e poluentes, esgoto domestico, lixos sólidos, dejetos vindos de rios são lançados nos oceanos. De todo lixo no mar, 60 a 80 % é plástico, é tanto plástico que podemos comparar a uma área pouco maior ao estado de Minas Gerais, localizada entre a Califórnia e o Havaí, é o chamado grande lixão do Pacifico. Cada ano que passa, os oceanos ganham um deserto do tamanho do estado do Texas.
Toda essa diversidade esta sendo explorada, destruída e modificada através das atividades do ser humano, colocando assim em risco a destruição desse bem tão valioso, por isso é tempo de repensar, reciclar, reutilizar e conscientizar para que as próximas gerações façam uso desse bem tão precioso.
Redação FM NEWS