A Secretaria Municipal de Saúde de Teixeira de Freitas, através da Vigilância Epidemiológica, divulga a proposta de programação para vacinação contra a Covid-19 no município. Com a determinação da CIB, o município passa a vacinar apenas por critério de idade, permanecendo como grupos prioritários apenas gestantes e puérperas e novos trabalhadores da saúde.
No domingo, 20, haverá um drive na UFSB para pessoas com 43 anos ou mais. Serão disponibilizadas 1000 doses para pessoas em veículos e pedestres a partir das 8h.
Na terça-feira, 22, fica mantido o drive para pessoas com comorbidades, devido à divulgação prévia. Tanto quem fez o pré-cadastro quanto quem não fez pode comparecer à ação. O drive será na UFSB, das 8h às 11h30. A vacinação será por ordem de chegada e haverá distribuição de senhas. Gestantes, puérperas e lactantes não estão inclusas neste grupo de comorbidades, haverá divulgação específica para este grupo ainda durante a semana. Gestantes e puérperas ainda devem fazer o pré-cadastro no site e as lactantes não precisam, apenas comparecer com a documentação no dia que for divulgado.
Na quarta-feira, 23, haverá mais um drive para pessoas com 43 anos ou mais, também na UFSB, das 8h às 11h30. No mesmo dia, as Unidades Básicas também estarão vacinando pessoas com 43 anos ou mais, das 7h às 10h30.
A idade deve ser ampliada apenas na quinta-feira, 24, quando pessoas com 42 anos ou mais poderão receber a Dose 1 em um drive na UFSB, das 8h às 11h30.
Para a segunda dose, mantem-se o agendamento para Astrazeneca em todas as UBS diariamente. Já para Coronavac, não precisa agendar, e haverá divulgação do dia e local da ação.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
VACINAÇÃO POR IDADE
É necessário obrigatoriamente levar os documentos originais RG e CPF e comprovante de residência em nome do vacinado ou Cartão da Família do PSF (que serve como substituto do comprovante de residência). Caso o comprovante de residência não esteja em seu nome, é possível acrescentar documentos como certidão de casamento, contrato de aluguel, ou outros que mostrem vínculo com o nome que conste no comprovante de residência. Cartão do SUS e Cartão de Vacinação são indicados, porém, opcionais.
Vacinação Comorbidades
DOCUMENTAÇÕES NECESSÁRIAS:
Além da apresentação do RG, CPF, cartão do SUS, cartão de vacinação, para estes novos grupos se faz necessário a apresentação de documentações que comprovem as condições referidas: cada grupo tem sua documentação especifica:
– Pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), por ordem decrescente de idade de 59 até 18 anos: documento que comprove ser beneficiário do BPC;
– Grupos de pessoas com transtornos intelectuais permanentes, moderados ou graves 50 anos ou mais: comprovação através de relatório médico
– Pessoas Portadoras de Doenças Crônicas e Condições Clínicas Especiais:
a) Hipertensos (dentro das categorias eleitas) e Diabéticos: cadastro na unidade básica de saúde ou laudo médico – pessoas com Hipertensão Arterial Persistente podem apresentar também prescrição médica (receita médica) com quatro (04) ou mais medicações anti-hipertensivas com data de até um ano atrás.
c) Obesidade Mórbida: avaliação de IMC assinada por profissionais de saúde de nível superior.
d) Pessoas portadoras de HIV ou Anemia Falciforme podem apresentar resultado de exames ou laudo médico;
e) Demais comorbidades: laudo médico.
Ascom Prefeitura de Teixeira de Freitas