Presidente da colônia Z-25 fala dos desafios e a importância dos pescadores para nossa região
Em comemoração ao Dia do Pescador celebrado no último dia 29 de junho, o FM News fez uma série de entrevista com pescadores e pessoas que atuam na área para falar um pouco dessa profissão milenar que leva o alimento mais rico ao prato dos brasileiros.
Desta vez a conversa foi com Alan Machado, Presidente da Colônia Z25, da cidade de Caravelas, que é pescador há 18 anos e desde 2018 vem atuando como líder dos pescadores da colônia.
Filho de pescador, Alan contou a nossa reportagem que a vida de pescador não é fácil, ainda mais devido a perda de alguns trabalhadores ao direito da carteira por problemas no sistema do governo desde 2016. Entretanto a boa notícia é que um novo sistema já foi elaborado e dentro em breve todos poderão retornar ao trabalho.
Hoje a Colônia Z25 conta com 838 pescadores cadastrados e mais 200 novos que ainda estão nos processos de profissionalização.
Segundo Alan, para que a colônia possa gerar mais resultados, é preciso ter mais apoio e parceria que possam visar melhorias, tanto para a organização como aos pescadores, pois isso eles dependem do poder público.
“O pescador artesanal não tem limite de pesca, indo até o norte do ES. Prezamos pela segurança das embarcações, onde hoje contamos com 112 rádios, que não atende todas os pescadores, mas já ajuda bastante”
Além disso, ele lembra que o papel da Marinha deveria ser mais efetivo no trabalho de resgate a ajuda dos pescadores que atuam na região norte da Bahia.
“Temos dificuldade na Marinha para atender as embarcações com problema, porque eles precisam seguir um protocolo. Seria bom ter um barco da Marinha próximo para dar essa assistência, o que ajuda o comércio local e a produção do pescado”.
Para finalizar, Alan lembrou a importância dos pescadores para a economia e que essa data de 29 de junho é importante para lembrar o valor dessa profissão e os desafios de viver a base do mar.
Reportagem: Beto Ramos
Redação FM NEWS