FM NEWS

A Freqüência da Notícia

Destaques

Voluntárias pedem ajuda para a criação de um espaço adequado para animais abandonados em Mucuri

 

Qual a sua reação quando vê um animal abandonado? Pare um pouco e tente olhar esses animais, onde o olhar deles pede ajuda. Quantas vezes essa cena pode ter acontecido?

Em Mucuri, duas pessoas vêm se dedicando ao cuidado dos animais de rua e hoje elas estão quase sem condições para cuidar, pois o número de cães e gatos abandonados só aumentam, tendo que abrigá-los em um local improvisado.

Muitos desses animais estão doentes, precisando de ajuda e é o papel de Maria Lucia e Vilma Duque dar todo o carinho, amor e cuidado para cães e gatos que precisam de ajuda, dando suporte também a comunidade de forma voluntária.

Em um podcast a Abrolhos FM, as duas puderam falar um pouco da luta em tratar os animais resgatados e aproveitaram o espaço para fazer um pedido especial a prefeitura.
Segundo Maria Lucia, a causa é abraçada por mais pessoas, não tanto como elas gostaram, mas que já vem fazendo a diferença. Nascida em Vitória, no Espirito Santo, ela se mudou para Mucuri e ao chegar percebeu a necessidade de atuar em prol dos animais abandonados.
“Eu morava em Vitoria e chegando aqui me deparei com animais de rua precisando de ajuda. Eu achei um local para eles, mas que precisa de bastante suporte ainda”
A grande maioria dos animais abandonados são de gatos, que segundo Maria Lucia, são marginalizados pela população. Entretanto isso não impediu o amor dedicados a eles.“As pessoas que regatam têm amor, porque eles chegam com fome, sede, sofridos e os olhos deles pedem ajuda. Eu recolho, ajudo e depois faço a doação dele”, disse ela.

E esse trabalho difícil inclui pagar tratamento do próprio bolso. Foi isso que aconteceu recentemente, quando Maria Lucia teve que arcar com a cirurgia de um gato no valor de R$ 3 mil reais. “A gente usa o nosso próprio recurso e recebe a ajuda de algumas pessoas que apoiam o projeto. Mas precisamos de mais”.

Para complementar a conversa, Vilma Duque que também faz parte do projeto, diz que o abrigo hoje é improvisado e tem em torno de 60 animais, além dos 30 que estão na rua.

Por isso, ele pede uma ajuda especial por parte da Prefeitura de Mucuri. “Pedimos ajuda da prefeitura para ter um abrigo para esses animais, onde vamos manter esse trabalho comunitário”.

Para quem se sensibilizou com a história das duas e o seu amor pelos animais, as voluntárias dizem que as pessoas que se sentirem motivadas podem realizar doações de ração na loja Pedro & Paulo, localizada em Mucuri. Tudo que for comprado lá será destinado aos animais cuidados por elas.

E você, o que acha de fazer a sua parte hoje mesmo?

Reportagem: Beto Ramos

Redação FM NEWS