Detran-BA avança em serviços digitais para consolidar um novo ciclo no atendimento ao cidadão
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) tem investido em tecnologia para acelerar a virtualização de processos e facilitar a vida do cidadão. Atualmente, 97 serviços de habilitação e veículos estão disponíveis no SAC Digital, a plataforma eletrônica do Estado, nas modalidades on-line e por agendamento.
Para a emissão on-line, são oferecidos o licenciamento do veículo (CRLV), unificado ao documento de propriedade, e a carteira de habilitação (CNH) na versão eletrônica. A segunda via da habilitação, a Permissão Internacional para Dirigir (PID) e a troca da CNH provisória, pela carteira definitiva, podem ser feitas também diretamente no SAC Digital, mas a emissão não é instantânea. A pessoa precisa retirar o documento em uma unidade do Detran-BA.
Os demais procedimentos devem ser agendados no SAC Digital. A maior procura tem sido por renovação da CNH, entrega da primeira carteira e transferência de propriedade de veículo. O usuário é atendido em postos da Rede SAC e unidades descentralizadas do Detran-BA (Ciretrans, Retrans e Postos Avançados).
A tecnologia também fez o departamento avançar em transparência. O site detran.ba.gov.br foi reconfigurado e passou a disponibilizar o acesso às ações do órgão, como a publicação de portarias, editais de leilões e resultados de exames para a primeira habilitação e a emissão da Licença para Aprendizagem de Direção Veicular (LADV). No site, ainda é possível consultar dívidas do licenciamento, a localização de veículo removido em blitz e estatísticas de acidentes.
Em breve, a autarquia vai implantar mais uma inovação: o pagamento de taxas por meio do Pix. “Hoje, a quitação das taxas pode ser feita no Banco do Brasil, Bradesco e Bancoob, usando aplicativos ou caixas eletrônicos. O Pix vai permitir que a operação seja feita a qualquer momento, sem sair de casa, pelos clientes de toda a rede bancária. A digitalização dos processos é contínua, com a meta de consolidar um novo ciclo na relação entre o órgão e o cidadão”, ressaltou o diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel.
Fonte: Ascom/ DetranBA