FM NEWS

A Freqüência da Notícia

Destaques Meio Ambiente Vida marinha

SC é o estado com mais mortes de baleias jubarte em 2021, aponta levantamento

 

Santa Catarina é o estado que mais registrou encalhes de baleias jubarte em 2021, segundo o levantamento feito em todo o Brasil pelo Projeto Baleia Jubarte. Ao todo, 33 animais morreram na costa catarinense. Em junho, o estado estava atrás de São Paulo (12), com 10 registros. Até terça-feira (3), 97 baleias jubarte haviam encalhado no país.Segundo médico-veterinário e coordenador de Pesquisa do Projeto Baleia Jubarte, Milton Marcondes, mesmo com o aumento expressivo da população desses animais, os pesquisadores não esperavam esse alto número de mortes.

“Estamos com uma temporada muito fora do padrão. Julho deste ano foi o mês com o maior número de encalhes de jubarte (48) de todos os tempos”, disse.

De acordo com ele, o momento do pico de encalhe deste animal costuma ser no mês do agosto. Por isso, para ele, a situação pode piorar até o final do ano.

De acordo com Milton, determinar as causas da morte do animal nem sempre é uma tarefa fácil, já que depende do quão decomposta a carcaça estiver. Os resultados das análises também costumam demandar muito tempo para que se possa traçar um cenário rápido do que está acontecendo.

Todos os anos, de julho a novembro, têm inicio a temporada de baleias e várias praias de Santa Catarina servem de palco para a passagem destes animais. As baleias-franca e jubarte são, segundo os especialistas, as mais comuns de serem avistadas no estado e cada uma tem características diferentes.

Por Carolina Fernandes, G1 SC