Plantando o Futuro – Aluna de Ciências e Sustentabilidade inspira a todos com projeto de preservação
Ouça a entrevista na íntegra
Na coluna Plantando o Futuro de hoje, a redação Onda Verde teve a oportunidade de entrevistar a aluna do mestrado Ciências de Sustentabilidade da Universidade Federal do Extremo Sul da Bahia, Sirleide Santana, que vem desenvolvendo um projeto social de suma importância na cidade de Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia.
A aluna fala sobre sua paixão por Ecologia e disciplinas relacionadas a gestão de conservação ambiental e posteriormente seu contato com o parque de Abrolhos, para a conservação da vida Marinha. O contato com estes ambientes a fizeram ver sua área com mais amor e verdade para lutar e educar as pessoas sobre as questões ambientais.
Durante a entrevista, Sirleide destacou a importância dos órgãos públicos terem ações efetivas para a conservação equilibrada dos ambientes marinhos, onde toda população possa participar de maneira ativa e consciente, já que o Brasil é um dos países que mais possui o domínio das águas e de uma vasta diversidade marinha, logo não faz sentido o brasileiro não entender sobre o meio ambiente e principalmente não ter informações para manter um ciclo saudável de preservação.
Segundo a Mestranda de Ciências e Sustentabilidade, além de falar sobre a preservação ambiental e marinha, é falar sobre a preservação das comunidades tradicionais do Brasil, como as comunidades quilombolas, dos pescadores e os povos originários da Terra – os povos indígenas – que vivem e se relacionam diretamente com os territórios de preservação ambiental, logo, se não preservamos o ambiente, colocamos em risco todo uma população que literalmente depende da terra, pois vive e tira seu sustento daquele território.
São histórias como as de Sirleide Santana que nos inspira a continuar o caminho da conscientização e educação a todos, uma educação acessível e inclusiva.
// Redação Onda Verde