Fala Pescador – Conheça a Pesca Esportiva de caiaque que vem ganhando adeptos na região
A redação Onda Verde, com o apoio da Suzano, Grupo FM e colaboradores vem se empenhando em trazer aos ouvintes e leitores conteúdos inspiradores sobre a região do Extremo Sul baiano, ações ligadas a saúde, meio ambiente, pesca consciente, entre outros. Todos com a intenção de trazer mais conhecimento a população e as comunidades do que acontece de transformador ao nosso redor.
Na edição do quadro Fala Pescador, foi entrevistado Toni, pescador e presidente da Associação de ‘caiaqueiros’ de Nova Viçosa, que se dispôs a explicar mais sobre a prática da pesca esportiva, um esporte que tem crescido e ganhado adeptos ano após ano, em todo mundo.
Toni explica na reportagem que a pesca com o caiaque por ser considerado um esporte, pois exige dos pescadores um preparo físico e para além disso, o ato de pescar em si é algo trazido para o lugar da adrenalina, de poder competir ali com os colegas no momento da prática.
“Nós fazemos uma pesca responsável, que não agride a natureza e por diversas vezes devolvemos os peixes para os rios. É divertido porque muitos de nós somos nascidos e/ou criados próximos de rios aqui na região de Nova Viçosa, logo crescemos com esse amor pelas águas e pela pesca, é algo extremamente natural para nós”.
Segundo o pescador, o esporte é indicado para as práticas de grupo, pois mesmo que o caiaque seja seguro, não é recomendado adentrar as águas sozinho por medidas de segurança.
“Nós não indicamos a prática só, porque não é seguro, os caiaques são baixos e mesmo sendo seguros, quando um pescador está sozinho, a probabilidade de algum acidente acontecer a o pescador ou pescadora não ter socorro é maior.” Indica Toni.
Além disso, a Associação realiza eventos para que os caiaqueiros da região possam se conhecer, trocar experiências e praticar juntos, fazendo crescer cada vez mais o esporte.
“Outro fator muito interessante é que quando estamos nos rios, nos deparamos com paisagens divinas, é uma conexão com a natureza incomparável”.
Toni ao finalizar a entrevista deixa o convite a todos e todas que tem o interesse de conhecer mais sobre o esporte, que se desloque até o porto de Nova Viçosa, onde poderá encontrar pescadores que fazem parte da associação ou entre em contato através das redes sociais.
Esportes e ações relacionadas a população local e ao meio ambiente inspiram a sociedade ao redor para viver em harmonia e construção continua, por esse e outros motivos a coluna Plantando o Futuro apoia essa e outras iniciativas. Ouça a matéria na íntegra.
Reportagem Selton Canhestro
// Redação Onda Verde