Presidente da Colônia de Pescadores de Nova Viçosa fala sobre o inicio na Pesca
O Quadro Fala Pescador conversou com o Senhor Jorge, Presidente da colônia de pescadores e representante da classe na Câmara de vereadores do município de Nova Viçosa.
O pescador conta um pouco de sua história nos caminhos da pesca, de como se apaixonou pela prática e profissão, quem o ensinou, entre outros. Segundo Jorge, seu pai era um ótimo pescador, por esse motivo sempre teve o encanto pelas águas, pois seu primeiro contato com a pesca em si foi aos 8 anos de idade e desde então sempre tentou acompanhar seu pai.
Jorge trouxe reflexões também sobre as dificuldades que os pescadores enfrentam com a profissão, por ser um ofício extremamente desvalorizado e esquecido.
“Foram muitos anos de luta e estamos longe do fim, por anos não conseguíamos o mínimo para trabalhar e esse é um dos motivos pelo qual me candidatei para ser vereador, porque nós víamos que a classe precisava de uma representação real na política”.
O pescador contou também que nesses últimos anos de trabalho na cidade, um dos maiores avanços foi regularizar a documentação dos trabalhares da pesca, além disso hoje o município tem a alegria de ter cerca de 60% dos barcos próprios, fato que facilita a vida.
Além de falar sobre os avanços e dificuldades, Jorge não deixou de citar as alegrias de viver trabalhando no mar, a conexão com a natureza, com a ancestralidade de sua família.
Essa e outras histórias inspiram a região a viver do que a natureza nos oferece. Ouça a entrevista na íntegra.
Reportagem Selton Canhestro
// Redação Onda Verde