Momento saúde – Pensamentos obsessivos o que são e como influenciam a vida cotidiana
No quadro “Momento saúde” desta edição, traz o tema ‘Pensamentos obsessivos’ na vida cotidiana das pessoas. Você sabe o que são os pensamentos obsessivos?
Os pensamentos obsessivos são caracterizados pela constância de pensamentos sobre algum assunto prático, seja: limpeza excessiva, disposição de objetos, aparência própria, sexualidade e afins.
As temáticas que geram essa obsessão podem ser inúmeras, mas elas sempre carregam um tipo de comportamento padronizado que, geralmente, são os responsáveis por transtornar a vida dessas pessoas.
Outra perspectiva é que os pensamentos obsessivos compulsivos partem de um ponto central: os impulsos ou sentimentos repetitivos incontroláveis que atrapalham nossos comportamentos do dia a dia.
Uma pessoa que enfrenta esses pensamentos repetitivos costuma ter um padrão notório na forma de se portar e, consequentemente, acaba sofrendo com essas repetições. Isso porque o seu comportamento metódico atrapalha suas atividades mais simples, fazendo com que a pessoa se torne refém das suas próprias ações.
Essa rotina de pensamentos toma total controle da mente de alguém, o que o impossibilita de reagir ou, simplesmente, fugir das suas próprias compulsões e/ou obsessões.
A psicóloga Andreia Borges Naja, colaboradora do Fm News, no quadro Momento saúde, explica sobre a importância de qualquer pessoa que se identifica com os sintomas dos pensamentos obsessivos que vá em busca de ajuda profissional, que neste caso se dá através do acompanhamento com psiquiatra e/ou psicólogo.
Para exemplificar melhor separamos alguns tipos de pensamentos obsessivos:
- ◉ Ter receio de se comportar de um jeito agressivo e acabar machucando as pessoas ao redor;
- ◉ Medo excessivo de se expor a doenças e acabar contraindo alguma;
- ◉ Rituais muito específicos relacionados a superstições;
- ◉ Medo constante de que algo ruim possa acontecer com familiares ou amigos;
- ◉ Desespero muito grande quando adoece ou quando apresenta algum sintoma, mesmo que leve, de alguma doença;
- ◉ Pensamentos negativos voltados a temáticas depressivas, suicidas e sobre morte;
- ◉ Pensamentos insistentes de cunho sexual.
E como lidar para curar esse tipo de moléstia?
Ocupe a própria cabeça: Quando falamos em pensamentos ou emoções muito presentes na nossa rotina, é importante encontrarmos pontos de fuga que nos ajudem a distanciá-los de forma natural.
Pratique o Mindfulness: Mindfulness é uma técnica que tem ganhado muita força nos últimos tempos, especialmente por estarmos vivendo no século da instantaneidade e das multitarefas.
Compartilhe suas angústias: Quando entendemos mais profundamente sobre o TOC e seus efeitos, podemos acabar nos sentindo envergonhados e até amedrontados, sem vontade de expor ou confidencializar isso a alguém.
// Redação Fm News