FM NEWS

A Freqüência da Notícia

Destaques Tecnologia

Como a tecnologia afeta o futuro das profissões?

 

Ainda hoje, escutamos boatos e preocupações sobre a utilização da tecnologia dentro do mercado de trabalho. O receio de ser substituído por uma máquina ou de ver a sua profissão sendo extinta, paira sobre os profissionais das mais distintas áreas. Também, aflige os estudantes prestes a escolher o seu curso de graduação.

Mas apesar de carregar um tom de ameaça, a tecnologia facilmente se transforma em oportunidade. E, ao contrário do que se pensa, ela não causará o fim das profissões, mas sim a evolução delas.

Tecnologia é sinônimo de possibilidade

Estamos cansados de ouvir que a tecnologia é o ponto de partida das chamadas “profissões do futuro”. Porém, o que parecemos não perceber, é que ela é especialmente fundamental para as áreas do conhecimento já tradicionais.

Algumas das ocupações mais antigas, bem estabelecidas e até mesmo conservadoras, encontram na Era Digital a possibilidade de dar mais um passo. Esse, que antes, parecia impossível. Provando que até o processo mais bem definido, ainda sim pode ser otimizado e potencializado.

Inovação e novas formas de atuação no mercado de trabalho

Lucas Felippe é formado em Agronomia e como cresceu cercado por tecnologia, levou a temática para a universidade e para a sua carreira. Com os seus conhecimentos em programação, fundou uma startup premiada, que atua com um software próprio para gerar a implantação e gestão do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), focado no desenvolvimento socioeconômico de pequenas e médias agroindústrias familiares.

As possibilidades digitais não só foram inspiração para o empreendimento, como também facilitaram a atuação da empresa, principalmente durante a pandemia. O atendimento das agroindústrias é realizado 100% online e pode ocorrer de forma simultânea com outros clientes.

Segundo o Lucas, a tecnologia automatiza os processos repetitivos para que nós não percamos tempo com o que pode ser automatizado. E esse tempo ganho deve ser revertido em prol da criatividade, inovação e de novos conhecimentos.

Como usar a tecnologia a seu favor?

Vale lembrar do quão essencial é buscar novos conhecimentos. Além disso, um ambiente que incentiva, debate e promove contato com a tecnologia é indispensável. E é essa proximidade que nos capacita a enxergar as facilidades que a tecnologia nos dispõe.

O empreendedorismo também está diretamente conectado com essa visão. Já que por meio dele, estamos sempre em diálogo e por dentro das mudanças e evolução do mercado.

Então, agora você já sabe, o medo de escolher uma profissão obsoleta está fora de jogo. Quem entra em campo agora é a vontade de não ficar parado e de sempre evoluir.

 

// G1 Paraná