Este 20 de dezembro é O Dia Internacional da Solidariedade Humana. Na Declaração do Milênio, a solidariedade é reconhecida como um dos valores fundamentais das relações internacionais no século 21.
A atual Agenda de Desenvolvimento Sustentável coloca as pessoas e o planeta no centro. O conjunto de ações para resolver desafios globais é sustentado pelos direitos humanos e pela parceria global para retirar as pessoas da pobreza, da fome e livrá-las das doenças.
Pessoas e planeta
Segundo a ONU, o Dia Internacional da Solidariedade Humana é uma ocasião para celebração da unidade na diversidade, e um dia para lembrar aos governos que devem respeitar seus compromissos com acordos internacionais.
Com o crescimento das desigualdades em todo o mundo, o fortalecimento da solidariedade se torna ainda mais necessário.
Participação
Com a criação do Fundo Mundial de Solidariedade para erradicar a pobreza e a proclamação do Dia Internacional, o conceito de solidariedade ajuda na luta contra a pobreza com a participação de todos.
Para a Assembleia Geral da ONU, que estabeleceu o Dia Internacional em 2005, a promoção de uma cultura da solidariedade e o espírito do compartilhar são importantes aliados para derrotar a pobreza.
Além disso, o conceito da solidariedade é a marca do trabalho da ONU desde o nascimento da organização. A reunião de povos e nações na promoção da paz, dos direitos humanos e do desenvolvimento socioeconômico.
É neste pilar que a ONU se apoia para resolver problemas internacionais.
Muitos países marcam o Dia Internacional da Solidariedade com eventos e atividades de serviço a comunidades em todo o mundo.
// ONU News