FM NEWS

A Freqüência da Notícia

Destaques Sustentabilidade

Sebrae aposta na sustentabilidade para pequenos negócios

 

Gabriela Bianchi é professora, nascida em Vitória, no Espírito Santo, e residente em Santarém. Ela é uma das cinco empreendedoras responsáveis pela Mahá ao lado de outras duas professoras, uma farmacêutica e uma universitária. A Mahá atua com produtos capilares personalizados, iniciativa que alia Farmácia e Inteligência Artificial.

Gabriela é uma das participantes do Inova Amazônia, programa criado para implementar a sustentabilidade no ambiente dos pequenos negócios. A iniciativa, ainda em andamento, reúne projetos sustentáveis ligados ao setor de Bioeconomia e que utilizam insumos amazônicos no Pará. A ação trabalha não apenas empresas consolidadas, mas também com ideias inovadoras.

O programa está na primeira fase em que 50 ideias foram selecionadas e estão recebendo capacitação. Em janeiro de 2022, será realizada a seleção de 30 propostas que passarão para a segunda etapa. Na segunda fase, a empresa receberá uma bolsa de incentivo no valor de R$ 6.000, durante o período de 6 meses. A terceira fase é a internacionalização, em que 10 empresas com potencial para o mercado internacional serão preparadas pelo Sebrae para atuar nesse segmento.

Gabriela enfatiza que a iniciativa está sendo fundamental para a compreensão do próprio negócio. “Somos acadêmicas, não tínhamos conhecimento de mercado e nem de gestão. Assim, o Inova Amazônia está nos ajudando bastante a entender nosso nicho de mercado. Além disso, o networking é outro aspecto importante, a troca é muito grande”, enfatiza Gabriela.

O Inova Amazônia é uma das iniciativas do Sebrae que visa estimular os negócios a desenvolverem produtos e serviços de cunho sustentável, utilizando recursos naturais da região. Existem outras duas iniciativas da instituição com perfis semelhantes, o Negócios de Impacto Socioambiental (NISA) e o Sustenta e Inova.

Negócios de Impacto Socioambiental na região do Capim

Coordenado pelo Sebrae no Pará, o NISA visa dar suporte a empreendedores e pessoas físicas com ideias inovadoras. O objetivo do programa é selecionar e capacitar propostas da região do Capim que atuem diretamente com problemas de cunho socioambientais. As propostas selecionadas receberam capacitação de especialistas do mercado para desenvolverem suas iniciativas.

A sede da iniciativa é no município de Paragominas, mas também atendeu empreendedores de Dom Eliseu, Aurora do Pará e Ulianópolis. O NISA teve duração de quatro meses, com início em agosto e término em novembro. Entre os resultados importantes, destacam-se os 21 projetos concluintes de um total de 40 propostas classificadas, além das 49 horas de capacitação presencial e 280 horas de mentorias

Parceria com a União Europeia

O Sustenta e Inova é uma iniciativa que busca a implementação de práticas agrícolas sustentáveis e inovadoras em três regiões do estado do Pará (Transamazônica, Belém-Brasília e o Marajó). O objetivo é desenvolver cadeias de valor, reduzir o desmatamento, e conservar a biodiversidade, ações que visam reduzir os impactos ambientais nas localidades.

A ação é financiada pela União Europeia e coordenado pelo Sebrae no Pará, sendo executada pelos correalizadores CIRAD, Embrapa, IPAM e FUNARBE.

Ainda em execução, serão investidos pela União Europeia 4.650.000 EUR (4 milhões, seiscentos e cinquenta mil euros), ou seja, os territórios contemplados receberão mais de 28 milhões de reais.

O Sebrae terá uma atuação transversal no programa, uma vez que o papel da instituição será complementar a ação de cada um dos parceiros. Por exemplo, a Embrapa vai trabalhar no segmento da agricultura familiar e o Sebrae vai oportunizar a abertura de mercado para os produtores rurais das regiões em que o programa atua.

Os outros correalizadores também irão atuar junto às comunidades locais das regiões com as competências que lhes são características, focando especialmente nos produtores familiares, na população ribeirinha e nos grupos mais vulneráveis. A iniciativa partirá do princípio de que as vivências e culturas da Amazônia são distintas e existem perspectivas variadas nos muitos grupos focais do território.

“As iniciativas têm o objetivo de fomentar a sustentabilidade e a inovação nos pequenos negócios, por meio de soluções que utilizem as riquezas naturais da Amazônia para construção de uma relação mais harmônica entre o progresso econômico e o meio ambiente”, conclui a gerente da Unidade de Soluções e Inovação do Sebrae no Pará, Renata Batista.

// Portal Dol