Fortes chuvas no Sul baiano causaram estragos nas praias e enchentes nos mangues
Há algumas semanas, desde o inicio das enchentes no estado, principalmente na região Sul da Bahia, o número de caranguejos encontrados nas praias tem sido impressionante, já que devido as enchentes nos mangues, os bichinhos fogem para um lugar seguro.
Como estão na época de reprodução, muitos voltam a praia devido a quantidade de água doce nos manguezais
As fortes chuvas dos últimos dias em toda região, ainda causam muitos estragos, provocando enchentes nos nossos manguezais. A grande maioria são fêmeas em fase de reprodução, além de serem encontrados muitos filhotes.
O manguezal é considerado um ecossistema costeiro de transição entre os ambientes terrestre e marinho. Característico de regiões tropicais e subtropicais, está sujeito ao regime das marés, dominado por espécies vegetais típicas, às quais se associam a outros componentes vegetais e animais.
É no mangue que peixes, moluscos e crustáceos encontram as condições ideais para reprodução, berçário, criadouro e abrigo para várias espécies de fauna aquática e terrestre, de valor ecológico e econômico. Os mangues produzem mais de 95% do alimento que o homem captura do mar.
// Redação Fm News