FM NEWS

A Freqüência da Notícia

Cultura Destaques

Fala Pescador conhece a história de Neguinho da Peixaria

 

O quadro Fala Pescador tem como um dos principais objetivos fomentar as histórias que fortalecem a cultura da pesca no município de Mucuri e na região da Costa das Baleias, em que pescadores vivem da profissão e contribuem para o sustento de suas famílias.

Nesta edição do programa, a redação Onda Verde teve a oportunidade de conhecer mais uma figura importante para Mucuri, Neguinho do peixe, como ele mesmo gosta de ser chamado, trabalha no município comprando peixe no porto de Mucuri e levando para ser vendido em Itabatã há cerca de 52 anos.

Nos percalços da vida, Neguinho conta que morou 21 anos em Mucuri e mesmo assim fazia esse movimento de comprar e revender os peixes, construindo sua caminhada e fortalecendo o trabalho de seus colegas pescadores.

“Pescar mesmo eu nunca pesquei” conta ele, “mas a vida toda, desde que eu cheguei aqui trabalho com isso, então eu conheci e conheço bastante gente lá e cá, tenho muitos amigos em Mucuri e aqui em Itabatã, me sinto feliz trabalhando assim”.

Ele relembra os mais antigos que viveram no município, pescadores e marisqueiras que o ensinaram sobre a cultura e profissão. Neguinho foi o primeiro a fazer esse transporte, depois vieram outros.

O morador explica que quando chegou no município há 52 anos, “Itabatã tinha acabado de começar, tinha praticamente uma rua e olha hoje?! Tá tudo diferente, aqui para o comércio é melhor”.

Neguinho após anos de trabalho abriu sua peixaria em Itabatã, que é a “Peixaria do Neguinho” onde ele oferece uma mercadoria fresca e na feira municipal que o mesmo vende os peixes fresquinhos para a população.

Ao ser questionado sobre os filhos, seu Neguinho conta que nenhum dos filhos seguiu o caminho do pai, todos acabaram indo trabalhar na indústria, dentro das empresas instaladas no município. “Mas eu fico feliz sabe, eles estão fazendo o que gostam”.

São muitas histórias e uma bonita caminhada de seu Neguinho do Peixe que contribui para o fortalecimento da cultura pesqueira e como inspiração a todas as pessoas.

Para conhecer a peixaria do Neguinho, é no distrito de Itabatã, na Av. Minas Gerais, n°151.

// Reportagem Beto Ramos e redação Onda Verde