O então diretor de Avaliação da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Anderson Oliveira, pediu demissão do cargo nesta terça-feira (25).
Sua exoneração foi publicada no Diário Oficial da União, assim como a nomeação de sua substituta, Michele Cristina Silva Melo. As mudanças foram assinadas pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira.
Anderson Oliveira estava no cargo há oito meses e trabalhava na autarquia desde 2013, ocupando previamente cargos de gerente de projetos, assessor de gestão da presidência do Inep e coordenador-geral do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).
Na realização da última edição do Enem, servidores do Inep denunciaram episódios de intimidação, assédio e má gestão, destacando uma alegada sobrecarga de trabalho na autarquia. Eles questionavam a gestão do presidente do Inep, Danilo Dupas, frente à situação relatada.
“O medo é a tônica. Trabalhadores e chefias estão adoecendo mentalmente, em virtude da sobrecarga de trabalho e do clima desfavorável à realização segura das atividades altamente complexas do Inep”, afirmou a Associação dos Servidores do Inep na ocasião.
// CNN Brasil