‘Plantando o Futuro’ conheça a história de Djalminha o jovem talento do Vasco
O quadro Plantando o Futuro desta semana conversou com Djalminha, um jovem talento do futebol do município de Nova Viçosa, que hoje é contratado do clube Vasco da Gama, do Rio de Janeiro.
Djalminha revela que viver do esporte não é uma tarefa fácil, exige disciplina e perseverança para alcançar os objetivos, levando consigo a certeza da vitória e do aprendizado.
“Quando eu fui fazer o teste em uma peneira que teve em Teixeira de Freitas, de 700 (setecentos) atletas apenas dois passaram, e eu estava entre eles. Felicidade imensa, porém tudo foi fruto de um trabalho árduo de dedicação, na época eu garoto levantava cedo e ia de Nova Viçosa à Teixeira de Freitas, depois voltava para estudar em Mucuri, tudo basicamente na parte da manhã, não era fácil não”.
Desde os 9 anos de idade o jovem manteve o foco no futebol, Djalminha jogou nas categorias de base do Flamengo e seu primeiro contrato profissional foi no Vasco, clube que atua até hoje.
“Falando dos clubes, o Vasco é um time que me acolheu muito bem, foi o meu primeiro contrato profissional né, então tem um lugar no peito. Além disso lá eu tenho me desenvolvido dentro do futebol”.
Segundo conta, seus títulos junto aos clubes por onde passou foram importantes para a sua trajetória no futebol, que ainda tem muito a percorrer, mas que não vem de hoje.
Um assunto abordado durante a entrevista, foi a questão da frustração que os jovens tem no futebol, já que muitos não conseguem chegar lá e porque é sabido dos “esquemas” de indicação de atletas que tem parentesco com jogadores titulares ou que estão sob a tutela de empresários “mais fortes”, como é chamado no meio.
“No meio do futebol existe algum tipo de esquema que beneficia jogadores que já conhecem pessoas lá dentro [clube], é fato que muitos jogadores humildes não ganham notoriedade por não terem alguém conhecido e isso é triste para o esporte, pois bota em jogo a seriedade dos times”, afirma Djalminha.
Ele afirma que para alcançar seus objetivos é necessário ter determinação, fé e perseverar, porque não é fácil, mas não é impossível, basta focar e se manter no propósito.
O atleta reafirma a importância das empresas privadas e dos governos e secretarias se importarem de fato com o esporte e com a juventude, pois tem um grande poder de transformação social, tirando os jovens das ruas e do ócio.
Djalminha é uma inspiração para a garotada, que sonha em viver do futebol. Não só Nova viçosa, como todos os municípios da região do Extremo Sul baiano, que possuem orgulho da caminhada de Djalminha, fica a ‘nossa’ boa sorte.
Reportagem: Beto Ramos
// Redação Onda Verde