Apesar da sustentabilidade ocupar um lugar central nas estratégias de negócios, um estudo recente do IBM Institute for Business Value (IBV) revelou que 72% das empresas possuem uma meta de emissões de carbono líquido zero. Mas, para muitas dessas organizações, existe uma lacuna entre definir metas de sustentabilidade ambiental e tomar medidas para realizá-las.
O novo estudo, feito com quase 2.000 executivos em 32 países em indústrias orientadas para a manufatura, mostra que as organizações estão priorizando a sustentabilidade, mas também enfrentando desafios na execução de suas estratégias.
Os resultados mostram que a sustentabilidade assumirá um maior destaque nos próximos 3 anos. 59% das organizações pesquisadas veem a sustentabilidade ambiental como uma de suas principais prioridades no futuro, em comparação com 38% que já mencionam como prioridade hoje.
No entanto, há um grande espaço entre a intenção e a ação em tornar os negócios sustentáveis. 86% das organizações pesquisadas na região possuem uma estratégia de sustentabilidade como uma de suas prioridades. Ainda assim, somente 37% das empresas na América Latina tomaram ações para atingir seus objetivos ambientais. Ou seja, apenas 49% das que veem a sustentabilidade como uma prioridade conseguem alcançar suas metas ambientais.
Um dos obstáculos é o custo do impacto ambiental. Até 7 entre 10 empresas na região antecipam que o preço das mudanças ambientais impacte negativamente seus negócios, enquanto apenas 1% considera tais mudanças como uma oportunidade positiva para seus negócios.
O avanço dos objetivos de sustentabilidade enfrenta ainda outras barreiras: executivos na região destacam dificuldades como barreiras tecnológicas (35%), resistência do cliente (33%), barreiras regulamentares (31%) e falta de dados/informação (29%). Além disso, a restruturação da cadeia de suprimentos, perda de competitividade no preço e maiores custos operacionais são as principais preocupações dos empresários.
Já como solução, a tecnologia é uma boa alternativa. Mais da metade das organizações pesquisadas na América Latina veem a IoT, os dispositivos móveis e a nuvem híbrida como essenciais para promover seus objetivos de sustentabilidade. 70% dos executivos em todo o mundo, considerados pioneiros no mercado, estão usando a nuvem híbrida para promover seus objetivos de sustentabilidade.
A sustentabilidade está pronta para definir uma nova agenda corporativa e recalibrar o relacionamento entre negócios e sociedade. Ao adotar tecnologias como a nuvem híbrida e a inteligência artificial, empresas podem começar a dar o primeiro passo em direção a acelerar a transformação digital, que ajudará a alinhar seus objetivos de sustentabilidade às suas estratégias de negócio.
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